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EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO ESTADO DO PARANÁ
Ana Maria de Souza, Marcelo Valério

Última alteração: 11-08-2022

Resumo


A problemática ambiental e a sustentabilidade são temas relevantes no debate educacional contemporâneo, tanto como política curricular, no que corresponde aos conteúdos e objetivos de ensino, quanto em relação às propostas formativas inicial e continuada de docentes. Assim considerando a Química componente curricular central para o entendimento das relações entre sociedade e ambiente, esta pesquisa objetiva identificar e descrever como a Educação para a Sustentabilidade se apresenta como proposição formativa nos cursos de Licenciatura na área em funcionamento no estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e abordagem documental, caracterizada como exploratória e descritiva. Serão estudados 18 cursos, seus acervos documentais (projetos pedagógicos, matrizes curriculares e, eventualmente, ementas e referenciais de disciplinas). Os dados serão constituídos considerando pressupostos da Análise Textual Discursiva, visando a composição de metatextos que sintetizem as proposições comunais e peculiares que exponham um panorama a respeito e possam abrir novas possibilidades de investigação.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Licenciatura em Química; Formação Docente.

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