Departamento de Comunicação da UFPR
outubro 9, 2017 – outubro 11, 2017
A integração do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento e democratização do saber e, em particular, é ainda mais evidente na área das Ciências Sociais Aplicadas que se caracteriza pela reflexão e aplicação dos conhecimentos na prática cotidiana. Assim, a nona edição do Encontro de Pesquisa em Comunicação – ENPECOM, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná estará integrado com a sexta edição do Encuentro de la Red Latinoamericana de Investigadores en Publicidad (VI Relaip) e com a segunda edição do Encontro de Consumo Modos de Vida da Região Sul (Consumo Sul). Assim, os eventos encontram seu fundamento na necessidade de promover um debate intenso sobre esse complexo sistema de significação que é o consumo, cujo princípio lógico é o de atender as necessidades prático-simbólicas do ser humano, imprimindo sentido no mundo, tornando-o inteligível. Os eventos colocarão no centro da discussão os desafios de se pensar as relações entre a humanidade, a cultura e a natureza no momento em que o valor-de-uso dos bens de consumo é direcionado, quer dizer, sempre convertido em valores estéticos, míticos e ritualísticos para seu público-alvo, para posteriormente referendar seu valor de troca nas relações econômicas, nas quais o seu grande fundamento de base, a natureza, encontra-se eclipsada pelas magias e encantos do consumo midiatizado e das narrativas publicitárias.
Informações sobre a Conferência
