Última alteração: 22-08-2016
Resumo
Este artigo apresenta os procedimentos e resultados parciais de uma investigação exploratória quantitativa sobre a produção acadêmico-científica acerca da relação dos estudos de Publicidade e Propaganda e de Gênero nos programas de Pós-graduação brasileiros na área de Ciências Sociais Aplicadas I, entre os anos de 2005 e 2015. Foram identificados, dentre as teses e dissertações defendidas nos programas que oferecem cursos de Mestrado e Doutorado em Comunicação Social, 327 pesquisas que abordam a temática de gênero. Ao investigar quais destas pesquisas tratavam especificamente sobre a publicidade e o gênero feminino, foram obtidos 56 trabalhos. A partir desse corpus, foram apontadas as temáticas aplicadas nas pesquisas, seu percurso analítico e os objetos de estudo. Os resultados mostram que, com relação às questões de gênero, a temática da representação da mulher em termos de identidade, corpo e padrões de beleza tem maior ênfase do que outras temáticas. Além disso, as análises evidenciam a aplicação de 19 metodologias diferentes, com ênfase na análise semiótica na maioria dos trabalhos, com uma grande variedade de objetos de estudo, mas que são, majoritariamente, provenientes do meio revista, com destaque para os títulos Nova Cosmopolitan, Cláudia e Marie Claire.