Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação

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Depois do 7 a 1: o comportamento e os enquadramentos do “Não Vai Ter Copa” no Facebook após a Copa do Mundo de 2014
Nilton Cesar Monastier Kleina

Última alteração: 23-08-2016

Resumo


Diversos movimentos sociais contrários à realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil lutaram para que o evento não acontecesse ou que demandas sociais fossem priorizadas. Após os estudos de Kleina (2016), que analisou as páginas da mobilização conhecida como “Não Vai Ter Copa” no Facebook antes e durante a realização do megaevento, o presente artigo busca identificar de que forma o fim da Copa impactou a manifestação na rede social e em que o comportamento de temáticas e discursos foi alterado. Inicialmente, são abordadas as questões da teoria da mobilização política, do ativismo online e do enquadramento, para posteriormente ser aplicada a análise metodológica de publicações. Com os dados, é possível observar na mobilização o comportamento dos atores sociais a partir de uma fase posterior de um ciclo de confronto (Tarrow, 2009) e as mudanças no alinhamento de quadros (Benford e Snow, 2000) até um ano após o fim do mundial. Como resultado, conclui-se que a mobilização enfraqueceu, dispersou-se ainda mais e terminou migrando para outras causas e demandas, pouco citando a questão inicial e reduzindo a quantidade de publicações no site.