Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação

Tamanho da fonte: 
COMENTÁRIO de notícia no FACEBOOK: A REAÇÃO DOS ELEITORES CURITIBANOS NA FANPAGE DA GAZETA DO POVO
Taiana Loise Bubniak

Última alteração: 23-08-2016

Resumo


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar os comentários dos usuários/eleitores nas postagens de notícias sobre a eleição municipal em Curitiba, feitas pelo jornal Gazeta do Povo por meio do Facebook, no período de 1º a 31 de julho de 2016. Nesse período, foram feitas 25 postagens sobre o assunto na referida página e os utilizadores reagiram às notícias por meio de 1528 comentários publicados na ferramenta disponível neste site de rede social. Com a observação das unidades de análise e trabalho anterior da autora, foi possível classificar estas pequenas falas e avaliar a reação ao noticiário político naquele espaço. A saber, os comentários foram avaliados como “opinativo”, “propositivo”, “desqualificação”, “campanha eleitoral”, “meme” ou “assunto diverso”. Para ponderar sobre este breve recorte da realidade, vale-se de conceitos sobre comunicação política, o exercício das relações políticas na internet e a possibilidade de deliberação online. Levando em conta que o fortalecimento da rede de computadores ligados pela internet possibilita que as relações sociais se deem nesse campo, é relevante realizar incursões empíricas que ajudem a destrinchar essa seara, tão cotidiana e que ao longo dos últimos dos anos tem se tornado corriqueira, mas que se revela como cenário de confrontamentos específicos e que serve como incubadora ou semente para discussões que reverberam nos debates offline.

 

Palavras-chave: comunicação política, deliberação online, Gazeta do Povo, Facebook.