Última alteração: 25-08-2016
Resumo
Pretendemos refletir sobre os desafios impostos pela Sociedade da Informação e do Conhecimento ao ensino superior e mais especificamente à graduação de Relações Públicas, nesta segunda década do segundo milênio. Para tanto, num primeiro momento, discutimos os conceitos dos termos, para posteriormente apresentarmos as principais modificações propiciadas pelo advento da Internet e das redes sociais na educação. Ao mesmo tempo em que se abre um espaço para o incremento de práticas pedagógicas inovadoras na academia, surge à necessidade de um reposicionamento do papel do professor e do aluno, visando atender as novas demandas e exigências deste ambiente. Além do novo contexto digital, o curso de Relações Públicas da Universidade Estadual de Londrina, foco deste estudo, precisa atender as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2013. Portanto, vivenciamos um momento oportuno para revisar sua matriz curricular e propor novas metodologias de ensino, como a que sugerimos neste artigo, a introdução da utilização de metodologias ativas no ensino. Trata-se de uma parcela da revisão teórica do projeto de tese – As tecnologias da informação e da comunicação no ensino superior de Relações Públicas e a formação profissional, a ser defendido na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal.