Última alteração: 22-08-2016
Resumo
Este trabalho busca colaborar com a interface comunicação e educação sugerindo a utilização de publicidades em sala de aula. Para isso, inicialmente são apresentados os conceitos de publicidade e propaganda (SANT’ANNA, BIGAL, SANTAELLA E NORTH), assim como a multimodalidade da comunicação (HEMAIS). Em seguida, são abordados os multiletramentos (LEMKE) e a mídia-educação (FANTIN, BUCKINGHAM). A partir de tais conceitos, são sugeridas três atividades pedagógicas nas quais é possível utilizar publicidades em contexto escolar, em uma perspectiva de letramento crítico, na qual o aspecto de prática social da mídia-educação é fomentado. Os exemplos são direcionados à disciplina de Língua Portuguesa, mas não se limitam a tal, podendo ser adaptados a outras áreas do conhecimento. As conclusões referem-se a análises de que o ambiente escolar é permeado por comunicações multimodais e, portanto, devem promover multiletramentos. Publicidades audiovisuais e estáticas são compreendidas como estruturas que podem colaborar com a formação dos estudantes nas instâncias de provisão, de proteção e de participação midiáticas.