Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação

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O TEXTO PUBLICITÁRIO NO CONTEXTO ESCOLAR: PROMOVENDO PRÁTICAS DE LETRAMENTO E CIDADANIA
Katia Bruginski Mulik, Bárbara Felipe Malcut

Última alteração: 22-08-2016

Resumo


Este trabalho busca colaborar com a interface comunicação e educação sugerindo a utilização de publicidades em sala de aula. Para isso, inicialmente são apresentados os conceitos de publicidade e propaganda (SANT’ANNA, BIGAL, SANTAELLA E NORTH), assim como a multimodalidade da comunicação (HEMAIS). Em seguida, são abordados os multiletramentos (LEMKE) e a mídia-educação (FANTIN, BUCKINGHAM). A partir de tais conceitos, são sugeridas três atividades pedagógicas nas quais é possível utilizar publicidades em contexto escolar, em uma perspectiva de letramento crítico, na qual o aspecto de prática social da mídia-educação é fomentado. Os exemplos são direcionados à disciplina de Língua Portuguesa, mas não se limitam a tal, podendo ser adaptados a outras áreas do conhecimento. As conclusões referem-se a análises de que o ambiente escolar é permeado por comunicações multimodais e, portanto, devem promover multiletramentos. Publicidades audiovisuais e estáticas são compreendidas como estruturas que podem colaborar com a formação dos estudantes nas instâncias de provisão, de proteção e de participação midiáticas.