Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação

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CINEMA, IDEOLOGIA E CONSUMO: UMA REFLEXÃO SOBRE O FILME QUE HORAS ELA VOLTA?
Beatriz Braga Bezerra, Dorama de Miranda Carvalho

Última alteração: 26-08-2016

Resumo


O trabalho tem como objetivo compreender de que forma o cinema pode funcionar como instrumento ideológico sob o ângulo dos Estudos Culturais. Os aportes teóricos utilizados perpassam conceitos de hegemonia e ideologia trabalhados por Ana Carolina Escosteguy (2001) e Stuart Hall (1997); os fundamentos dos estudos culturais por meio de Jesús Martín-Barbero e Germán Rey (2004); o debate sobre a cultura mídia levantado por Douglas Kellner (2001); e as contribuições sobre o processo de identificação no cinema a partir de Béla Baláz (1945) e sobre a diegese fílmica caracterizada por Étienne Souriau (1953). Discutimos ainda, a partir de Néstor García Canclini (2008; 2012), as dinâmicas de comunicação e consumo apresentadas no filme Que horas ela volta? (Anna Muylaert, 2015), buscando evidenciar o papel do cinema frente às lutas ideológicas e um universo de representações sociais oriundas do ato de consumir.