Tamanho da fonte:
NA ORDEM DISCURSIVA DO FEÉRICO MUNDO DO FEMININO NA PUBLICIDADE
Última alteração: 08-07-2016
Resumo
As imagens do feminino construídas e reproduzidas na publicidade estão, não poucas vezes, calcadas nas imagens das famosas princesas dos contos de fadas. Com o objetivo de seguir os rastros da memória desses contos, notadamente o da Branca de Neve, inscritos nos textos publicitários, focalizamoso sujeito que enuncia e aí ocupa um lugar e atentamospara as relações entre os discursos e os valores da nossa sociedade de consumo. Sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa, evidenciamos que a produção de identidades é um efeito de sentido produzido por práticas de linguagem, constantemente submetida a uma historicização. Com efeito, focalizando as promessas de uma final feliz para sempre, este estudo dá visibilidade a um feérico mundo feminino pensado e rotulado à maneira das princesas. Em sua discursividade, a publicidade produz efeitos singulares que permitem ao público-alvo identificar formas simbólicas de representação da sua relação com a realidade concreta.
Texto completo:
PDF