Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DO BAIRRO COM ESTUDANTES: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Ariane Baldassin, Dayane de Cassia Hoeller

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 06
Data: 12-11-2019 12:45  – 01:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O ensino de História que compreende o estudante como sujeito histórico e explicita o caminho teórico para a construção desse conhecimento, pode ser uma alternativa para tornar a disciplina atrativa e interessante aos estudantes. Considerando isto, propôs-se um projeto para o Programa de Bolsas para Iniciação à Docência no Colégio Emílio de Menezes que se realizasse com a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A proposta de projeto deveria contemplar a interdisciplinaridade entre a História e as Ciências Sociais no trabalho da temática do Meio Ambiente. A partir disso, buscou-se atrelar História, memória e transformações urbanas. Com isso, objetivou-se construir uma narrativa sobre a história do bairro (Capão Raso), por meio de relatos de moradores; a fim de considerar as diretrizes de trabalho, bem como os fatores contribuem para cativar a atenção do estudante. Assim, atrelamos os métodos de trabalho sistematizados pela história oral, geografia e a antropologia, para identificar os principais processos de estruturação de uma entrevista. Além disso, desenvolvemos uma metodologia de ensino-aprendizagem própria para realização do projeto, a qual pode abarcar os componentes principais do projeto. Dessa maneira, construiu-se uma proposta de confecção de um jornal com os estudantes em que seriam feitas entrevistas com personalidades do bairro com o intuito de transformar esse levantamento de dados em uma narrativa sobre o processo de urbanização da região. Sendo que essas oficinas se guiam também pela aprendizagem por problemas, elaborada pela perspectiva de metodologias ativas. Portanto, buscamos fazer com que os estudantes compreendessem aspectos do fazer histórico e de sua posição como agentes históricos. Com isso, buscamos suscitar reflexões acerca do ensino de História e destacar a relevância de metodologias que fujam do tradicional para o processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, reiteramos a necessidade do trabalho com fontes históricas, para oportunizar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades de análise e reflexão sobre o objeto de estudo.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem, sujeitos históricos, história do bairro e suas transformações urbanas, conhecimento histórico escolar

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