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Última alteração: 08-10-2019
Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo descrever a linguagem matemática em sala de aula e a sua influência, afetando diretamente nas compreensões dos conceitos e definições estudados em sala de aula. Como consequência essas novas linguagens, como o matematiquês, que surgem no meio educacional podem tornar a aprendizagem matemática mais confusa na visão do professor que ministra a aula, pois a partir do momento que o professor utiliza-se de um “matematiquês” o aluno não se apropriada linguagem matemática mais adequada. A motivação por esse tema se deu durante o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Matemática no período associado ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), em regência de turmas do Ensino Fundamental II, no primeiro semestre letivo de 2019. Para compreender essas dificuldades encontradas em sala de aula com relação à linguagem matemática, este trabalho baseou-se em Lorensatti (2009) que aborda as diversas relações entre a linguagem matemática e a língua portuguesa; Azerêdo e Rêgo (2016) que realizam uma pesquisa sobre a linguagem matemática e Abreu (2003) que realiza uma reflexão sobre a importância do conhecimento do significado das palavras e da mudança que tal faz na aprendizagem em sala de aula. Além dessas autoras também utilizou-se documentos curriculares que norteiam a educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros. Este relato descreve duas situações vivenciadas durante as atividades realizadas em sala de aula no período de regência, as quais envolviam questões com propriedades das operações e de representações geométricas, juntamente com a temática de radiciação. Na sequência são relatadas as atividades que se tornaram foco desse relato, destacando os fatores que mais foram perceptíveis durante o período de regência com a turma, destinando-se a um olhar crítico e analítico sobre a importância da análise das aulas, dos erros e em consequência dá má interpretação dos conceitos matemáticos, para que desse modo seja possível uma construção do conhecimento matemático duradouro.
Palavras-chave
Referências
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