Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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APLICAÇÃO DO JOGO DA VELHA EM 3D NO DESENVOLVIMENTO DA VIZUALIZAÇÃO DOS FENÔMENOS TRIDIMENSIONAIS PRESENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS (QUÍMICA E FÍSICA)
Lucas Eduardo Bentivoglio, Gabriel Gustavo da Rocha, Diego Cézar Barreto

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##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019

Resumo


A falta de inserção de métodos inovadores no Ensino Médio em nossa era digital faz com que o modelo escolástico pareça ultrapassando e desinteressante para os alunos. O jogo da velha 3D vem com o intuito de mudar isto, trazendo consigo uma abordagem que busca desenvolver o espírito coletivo e competitivo dos alunos. Com os alunos divididos em equipes, trabalha-se os conhecimentos, por meio do desenvolvimento da zona proximal em cada aluno, e no coletivo. O jogo traz consigo um feedback nas próprias partidas, pois é avaliado a melhor estratégia. O trabalho em equipe envolvendo essa interação direta do aluno com seu colega segue a metodologia de Vygotsky. Os alunos verão ângulos e peças, posicionando, interagindo, e trocando informações, enriquecendo e otimizando, com o intuito de melhorar o seu conhecimento. Desta forma, este trabalho objetiva auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na compreensão e visualização de conceitos abstratos.


Palavras-chave


abstração, estratégias, aprendizagem

Referências


LEFRANÇOIS, Gui R. Teorias de Aprendizagem: o que a velha senhora disse. 5ª ed. São Paulo: Cencage Learning, 2008.

 

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 2ª ed. São Paulo: EPU, 2015.

 

Vygotsky, Lev S. A construção do Pensamento e Linguagem. Trad.: Paulo Bezerra. 1ªed.São Paulo: Martins Fontes, 2001.


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