Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE PROBABILIDADE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE OFICINAS COM MATERIAIS DO LABORATÓRIO DO MEC
Marcos Poleti Alves, Ana Cristina Schirlo, Marceli Behm Goulart

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 03
Data: 13-11-2019 03:30  – 03:45
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


A equipe de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolve suas atividades no Colégio Estadual Instituto de Educação Professor Cesar Prieto Martinez, de modo a inserir os pibidianos no contexto escolar, permitindo que desenvolvam atividades didático-pedagógicas. Uma das atividades por eles desenvolvida foi o planejamento e desenvolvimento de oficinas ofertadas para todas as séries de ensino do referido colégio, explorando os materiais disponíveis no Laboratório de Matemática. A oficina apresentada nesse trabalho teve como aporte aos materiais։ Kit de Probabilidade e o Conjunto para Construir Árvores de Possibilidades, disponíveis no Laboratório de Matemática montado pelo MEC por meio do Programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Assim, esse trabalho teve por objetivo apresentar a referida oficina, a qual consistiu em: construir árvores de possibilidades na resolução de situações problemas, fazer experimentos aleatórios com dados, moedas e saco com bolinhas. Todas essas atividades conduziram os alunos a um entendimento inicial sobre os conceitos de probabilidade, análise combinatória e a possibilidade de aplicação do princípio fundamental da contagem em diferentes contextos do cotidiano. No início da oficina o oficineiro explanou sobre o tema probabilidade, pois o público da oficina eram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e ainda não possuíam a formalização desse conteúdo. Os alunos foram divididos em equipes sendo que, ao final da atividade, cada equipe apresentou o registro de todos os procedimentos, inclusive o raciocínio desenvolvido pela equipe para se chegar ao resultado encontrado. Com essas constatações observadas concluiu-se que os materiais trabalhados na referida oficina auxiliaram na resolução de situações-problema do cotidiano, permitindo aos alunos a construção de conhecimentos e a reflexão sobre diversos aspectos, levando-os a fazer inter-relações, capacitando-os a desenvolver competências necessárias para compreender de forma ampla os conceitos de probabilidade e análise combinatória.


Palavras-chave


laboratório de matemática, probabilidade, árvore de possibilidades, análise combinatória

Referências


BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. História e Missão. Brasília: 2018. Disponível em: www.capes.gov.br/historia-e-missao. Acesso em: 22 nov. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasil Profissionalizado. Brasília: 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/brasil-profissionalizado/apresentacao. Acesso em: 03 jan. 2019.

COQUEIRO, A. V. S., et. al. Manual didático para o uso dos materiais do laboratório de matemática do Programa Brasil Profissionalizado. Campo Mourão: Unespar, 2017. Disponível em: http://campomourao.unespar.edu.br/editora/documentos/manual-didatico.pdf . Acesso em: 03 jan. 2019.

CRUZ, J. B. Laboratórios. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

LOPES, C. E.; MEIRELLES, E. O Desenvolvimento da Probabilidade e da Estatística. In: ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, XVIII, 2005, Campinas. Anais. Campinas: UNICAMP, 2005. p. 01-08. Disponível em https://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc02_b.pdf. Acesso em: 22 nov. 2018.

SILVA, M. N. P. da. História da Probabilidade. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/matematica/historia-probabilidade.htm. Acesso em: 22 nov. 2018.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.