Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
CONHECENDO E CONSTRUINDO POLIEDROS DE PLATÃO
Andresa Oliveira de Paula, Marceli Behm Goulart, Ana Cristina Schirlo

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 09-10-2019

Resumo


Neste trabalho será retratado o relato de experiência vivenciada no ano de 2019, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da aplicação de uma oficina. A oficina realizada foi aplicada em turmas de 6º anos, envolvendo o tema Poliedros de Platão, usado como metodologia a construção dos mesmo com palitos dental e massinha de modelar. Essa oficina proporcionou aprendizagens significativas sobre o ensino da Matemática a futura docente. Dentre as aprendizagens adquiridas está o planejamento da oficina; a relação entre a teoria e a prática; a boa funcionalidade de materiais pedagógicos para a compreensão dos alunos.

 


Palavras-chave


PIBID; laboratório de matemática; construção.

Referências


FONSECA, M., LOPES, M., Gomes, M., DAYRELL, M. O ensino da geometria na escola fundamental: Três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.

LORENZATO, Sergio. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.