Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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RPG no ensino de História: uma estratégia de combate ao racismo
Regina Luiza Girardi, Cadmiel Pereira Santos, João Maria dos Santos Neto, Lucas Martins, Rafael Pacheco Pitner

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Data: 13-11-2019 02:45  – 03:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Durante as experiências no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2018 e 2019, realizadas no Colégio Estadual Bibiana Bitencurt e Colégio Estadual Rui Barbosa, ambos em Guarapuava-PR, foram constatados episódios de preconceito racial e bullying provido pelos alunos do ensino fundamental. Diante disso, é importante frisar que cabe aos profissionais da educação que sejam feitos esclarecimentos e interferências sobre tais problemáticas, sendo tal ação amparada pela lei número 10.639/03, que prevê assuntos de inclusão e discussões sobre História e cultura Africana e Afro-brasileira. Assim, buscando maior participação, aceitação e interesse dos estudantes, foram realizadas atividades e conversas sobre o tema, sendo a principal delas a realização de um jogo de RPG (Role-Playing Game) com a temática “O Quilombo dos Palmares”. O jogo tinha como finalidade tornar a abordagem do conteúdo mais dinâmica, já que seu objetivo principal é fazer com que os participantes interpretem os papeis dos personagens da história que está sendo contada. Com a realização do jogo, observou-se que a percepção dos alunos sobre uma História unicamente eurocêntrica foi modificada, já que este RPG apresentava os negros como protagonistas da história, permitindo a assimilação e desconstrução de normas e preconceitos estabelecidos. A atividade lúdica proporcionou o desenvolvimento lógico-cognitivo e social, possibilitando interação entre os participantes e a narrativa histórica, ao haver maior identificação com o tema e os personagens. Logo, esta pesquisa parte do pressuposto de que o preconceito racial, por ser parte de uma construção histórica e social, está fortemente enraizado na estrutura da nossa sociedade. Nesse sentido, o jogo de RPG poderia ser uma alternativa para trabalhar essa temática em sala de aula, fazendo uma abordagem deste conteúdo de uma forma mais interativa, possibilitando uma reflexão por parte dos alunos, a fim de desconstruir o imaginário que se formou em relação à inferioridade dos negros. Para tal abordagem serão utilizados textos que analisam tais temáticas como: “Discriminação Racial nas Escolas: entre a lei e as práticas sociais” de Hédio Silva Jr e ainda, “O uso de jogos educacionais do tipo RPG na educação” de Anita Grando e Liane Tarouco.

Palavras-chave


Racismo; RPG; educação; História

Referências


ALENCAR Erick Cauann Marques; VARELA, Gabriely Nascimento. A importância do combate ao racismo no ambiente escolar – Lei 10.639/ 03 e as dificuldades em sua efetivação. Congresso nacional de educação - CONEDU, 2016, Natal-RN.

CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado; BUENDGENS, Julie Fortunato. Preconceitos na Escola: Sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio. Revista11Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. SP. Vol. 16, Nº1, p. 45-54, jan./jun., 2016.

GRANDO, Anita; TAROUCO, Liane. O Uso de Jogos Educacionais do Tipo RPG na Educação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - CINTED. V. 6, nº 2, dezembro, 2008.

MORAIS, Sérgio Paulo; ROCHA, Rafael. RPG (Role Playing Game): Notas para o ensino-aprendizagem de História. História e Ensino, Londrina, v.18, nº.1, p.27-47, jan./jun. 2012.

PASSERINO, Liliana Maria. Avaliação de jogos educativos computadorizados. Disponível em:<http://www.c5.cl/tise98/html/trabajos/jogosed/> Acesso em: 30 de agosto de 2019

Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt (2011)

Projeto Político Pedagógico Colégio Estadual Rui Barbosa (2014)

RICON, Luiz Eduardo. Mini Gurps: Quilimbo de Palmares. São Paulo: Devir, 1999.

SILVA JR, Hédio. Discriminação Racial nas Escolas: entre a lei e as práticas sociais. UNESCO: Brasília, 2002.


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