Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
COMPREENDENDO A SELEÇÃO NATURAL POR MEIO DO LÚDICO
Karlen Rodrigues, Regina Furtuna, Mara Luciane Kovalski, Alenilce Salete Santolin

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019

Resumo


O lúdico no ensino de Ciências apresenta suma importância no processo de ensino-aprendizagem, caracterizado por instigar a curiosidade e o interesse dos alunos, apresenta ainda, possibilidades de sanar as dúvidas advindas das aulas teóricas e a assimilação do conteúdo com o cotidiano. Diante disso, aplicou-se uma dinâmica com alunos do 7° ano de um Colégio Estadual localizado no município de Dois Vizinhos – Paraná com o objetivo de apresentar aos alunos como as adaptações dos pássaros agem no processo de Seleção Natural. Primeiramente foi realizada uma explanação teórica do que é seleção natural e determinado como ela é importante para os seres vivos, associando com exemplos do diaadia para que os alunos entendessem de uma forma lúdica o conteúdo aplicado. Para a realização da prática os alunos foram divididos em grupos , onde receberam sementes de chia, girassol e milho para fazer a representação dos alimentos contidos no ambiente e diferentes pegadores simbolizando bicos de aves. Foram realizadas cinco rodadas, onde os alunos possuíam dez segundos para conseguirem pegar um número máximo de sementes, caso não fosse possível coletar as sementes com o objeto simulador de bico de ave, o jogador ficava fora da próxima rodada representando a extinção desse individuo no ambiente pois não conseguiu sobreviver e deixar descendentes para a próxima geração. A prática tem como objetivo, explicar aos alunos como cada ave evoluiu contendo um bico diferente dos demais e especial para seu tipo de alimentação e por fim, como a seleção natural agiu nesse processo. Como resultado, pode-se perceber que na explanação teórica o conteúdo havia sido compreendido como algo abstrato, onde mesmo sabendo o que é seleção natural, muitos não conseguiam relacionar o conteúdo com o dia a dia. Após a dinâmica, os alunos conseguiram responder as questões propostas demonstrando conhecimento sobre o conteúdo. Assim, conclui-se que o uso de diferentes metodologias de ensino, como a aplicação de jogos, se faz de grande valia no ensino de Ciências

Palavras-chave


Ciências; assimilação; dinâmica

Referências


NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, CatianeMazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 355-381, mai. 2017.

 

REIS, Vanessa Perpétua Garcia Santana et al. O jogo dos clipsitacídeos: uma simulação do processo de seleção natural como estratégia didática para o ensino de evolução. Ciência em Tela, [s.i.], v. 6, n. 2, p.1-18, 2013.

 

SACCHETTO, Karen Kaufmann et al. O AMBIENTE LÚDICO COMO FATOR MOTIVACIONAL NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Cadernos de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 11, n. 1, p.28-36, 2011.

 

SILVA, Alcina Maria Testa Braz da; METTRAU, MarsylBulkool; BARRETO, Márcia Simão Linhares. O lúdico no processode ensino-aprendizagem das ciências. R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v. 88, n. 220, p.445-458, 2007.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.