Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA FORMAÇÃO E DO PAPEL DO PROFESSOR TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD
GABRIELE PILLETTI ANDRADE, MARCOS RODRIGUES VELASQUE, CLAUDEIZA LABES MATUNAGA

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019

Resumo


A pesquisa a fim de compreender o processo de ensino e aprendizagem dos profissionais da educação a distância, utilizou de entrevistas com tutores de diferentes áreas, para destacar a importância de sua atuação, analisando as atribuições na aderência a área de atuação, tempo de experiência e compreendimento sobre a formação do profissional tanto EAD como presencial. O que sugere determinadas habilidades, que serão fundamentais para o domínio dos procedimentos dentro da tutoria, realizando de forma ágil e na reformulação das estratégias, para fortalecer o vínculo tutor-aluno. Como a metodologia utilizada foi através de entrevistas, pois como cita Lakatos e Marconi (2005, p. 197), é um procedimento utilizado na investigação social, trazendo informações substanciais para averiguar sua formação. Dos entrevistados a maioria se integra na faixa etária de 20 a 40 anos, demonstrando a possibilidade de uma melhor formação, porém quando analisado a aderência na área de atuação e suas experiências, demonstra como é uma atividade recente, no qual, os tutores estão em fase de especialização e não tiveram mais de 10 anos atuando como tutor na educação à distância. Mostrando a dificuldade que enfrentam ao trabalhar com os alunos através do ambiente virtual, devido à falta de preparo tanto do professor como do aluno. Como cita Bento et al (2017, p. 25), o tutor é considerado o principal elo entre o aluno e a disciplina e, por este motivo, a interação é de extrema importância para a construção do conhecimento e para a autonomia do aluno. Os trabalhos que realizam na tutoria nem sempre são direcionados especificamente para sua área de formação, podendo responder dúvidas de alunos, atendimento ao polo, atendimento a coordenadores que não são respectivamente de suas áreas. O que torna essa troca de conhecimento mais difícil e cansativa, visto que, é o tutor que acompanha e orienta os estudantes. O que traz um olhar atento a sua formação e as suas experiências, como cita Chaquime e Mill (2016, p. 121) sendo assim, é possível dizer que a noção de desenvolvimento profissional, no contexto educacional da atualidade, liga-se às concepções de formação permanente, formação contínua, formação em serviço e aprendizagem ao longo da vida.


Palavras-chave


Tutor, Formação e Educação à Distância.

Referências


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. – 6. Ed. – São Paulo: Atlas 2005.

BENTO, Luiz. et al. A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em ead: um estudo de caso. Volume 16 – 2017.

CHAQUIME, Luciane Penteado; MILL, Daniel. Dilemas da docência na educação a distância: um estudo sobre o desenvolvimento profissional na perspectiva dos tutores da Rede e-tec Brasil. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 97, n 117-130, jan/abr. 2016.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.