Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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TRANSTORNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: FORMAS DE INCLUSÃO COM O PIBID
Victor Magalhães Iurk, Thiago Savio Ingles da Luz, Gonçalo Cassins Moreira do Carmo

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Última alteração: 08-10-2019

Resumo


Este estudo caracteriza-se como exploratório, de abordagem qualitativa em uma instituição de ensino pública. As ações desenvolvidas fazem parte do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Educação Física e aborda a possibilidade de inclusão de três alunos, cada um com características diferentes, matriculados no Colégio Estadual Maestro Bento Mossurunga no município de Ponta Grossa-PR.
As aulas de Educação Física, no âmbito escolar, são culturalmente atrativas para os alunos. A possibilidade de realizar movimentos e ter vivências práticas diversas é um fator que costuma causar adesão entre os alunos. Entretanto, três casos chamaram atenção dos pibidianos (nome atribuído aos acadêmicos que atuam no PIBID) que atuam na escola desde as primeiras aulas. Estes alunos não participavam ativamente das aulas ou, quando isso ocorria, reagiam com violência. Tal comportamento, fez com que esta conduta fosse investigada. Coletou-se dados como: informações importantes sobre os alunos; a situação na escola de cada um deles; as dificuldades que cada um possuía; a situação familiar de cada um. De posse destes dados, a análise passou a se concentrar na forma como a participação de cada um deles ocorria durante as aulas de Educação Física. Em algumas ocasiões a não participação, ou ainda, ações violentas. Os principais objetivos foram compreender os motivos que geravam a não participação dos alunos investigados e propor assim ações que motivassem a participação dos mesmos. As escolas do ensino regular possuem uma grande diversidade de alunos. As experiências adquiridas com o PIBID têm nos mostrado a necessidade constante de estabelecer relações entre a teoria e a prática. Também fica evidente a questão cultural e a constante necessidade de compreender e respeitar as individualidades dos alunos, em especial, para aqueles que apresentam diagnósticos ou que necessitam de acompanhamento especializado. É fundamental ainda que os professores trabalhem em uma perspectiva inclusiva, fortalecendo laços de confiança e o interesse nas práticas corporais como uma forma de adquirir qualidade de vida.

Palavras-chave


PIBID; Educação Física; Inclusão social.

Referências


1. JOU, Graciela Inchausti de, et al. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um olhar no ensino fundamental. Vol. 23, n. 1 p. 29-36. 2010, Porto Alegre. Psicologia: reflexão e crítica. (jan./abr. 2010),

2. ANACLETO, Tâmile Stella; LOUZADA, Fernando Mazzilli; PEREIRA, Érico Felden. Sleep/wake cycle and the attention deficit/hyperactivity disorder. 2011, vol. 29, no 3, p.437-442. Revista Paulista de Pediatria,


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