Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
O DESENVOLVIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ABORDAGEM EM SALA DE AULA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Marcos Aurelio da Silva Pereira, Maria Eduarda Pasini da Silva, Eloisa da Rosa Oliveira

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 03
Data: 13-11-2019 01:00  – 01:15
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O programa Residência Pedagógica, financiado pela Capes em parceria com a Unesc, tem por objetivo possibilitar a graduandos de licenciatura, neste caso, em Letras, a vivência da rotina escolar de um professor. Essa experiência acontece justamente porque o residente além de estar presente semanalmente em uma escola de educação básica, realiza observações e, posteriormente, atua em sala de aula seguindo a mesma rotina da professora preceptora, promovendo assim, a possibilidade de sentir de fato os desafios de dar aula, transitando de uma turma para outra em um curto espaço de tempo, e mesmo assim, conseguindo realizar a desafiadora tarefa de ensinar. Como integrantes do programa residência pedagógica, relataremos a experiência de ensino realizada na Escola de Educação Básica Antônio Milanez Neto com foco na temática étnico-racial, que nos possibilitou trabalhar com textos literários e destacar o protagonismo de autores negros que muito lutaram por sua visibilidade.


Palavras-chave


étnico-racial; experiência; rotina escolar.

Referências


AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. População chega a 205,5 milhões, com menos brancos e mais pardos e pretos. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18282-populacao-chega-a-205-5-milhoes-com-menos-brancos-e-mais-pardos-e-pretos>. Acesso em: 20 de maio de 2019.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. 139 p.

BRASIL. Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989: Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716compilado.htm>. Acesso em: 20 de maio de 2019.

DIAS, Nathalia Saliba; KALIL, Sergio Augusto. Literatura brasileira: Ensino Médio, 1º série. V. 3. Curitiba, Positivo, 2010.

GIACOMO, Gilio (Et al). Descobrindo a gramática: Língua Portuguesa. Volume único. 1 ed. São Paulo, FTD, 2016.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA. Pesquisa apresenta dados sobre violência contra negros. Disponível em: < http://www.ipea.gov.br/igualdaderacial/index.php?option=com_content&view=article&id=730>. Acesso em: 20 de maio de 2019.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.