Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, TENDO COMO INSTRUMENTO AS CONCEPÇÕES DE ILMA PASSOS VEIGA
Maria Morais Pocidonio Friedmann, Isadora Polvani Barbosa, Carla Giovana Sanzovo Manha, Luiz Gabriel Aleixo, Luiz Fernando Pypcak Dos Santos, Roseli Gall Do Amaral

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Última alteração: 08-10-2019

Resumo


O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos principais documentos norteadores de uma instituição de ensino, para tanto é fundamental que seja construído e remodelado, quando necessário, de maneira coerente e democrática conforme a tendência pedagógica adotada. O objetivo desse trabalho foi analisar no PPP de uma escola estadual na cidade de Apucarana-PR, os fundamentos e bases teóricas em consonância com as práticas efetivadas.  A pesquisa foi estruturada com entrevistas e análise documental segundo o roteiro de Veiga (1998). Os resultados procuraram discutir a cultura da escola, a linha teórica da instituição, a formação de professores e o perfil de aluno a ser formado.


Palavras-chave


PPP; Ilma Passos; Análise.

Referências


BARROSO, João. Cultura, Cultura Escolar e Cultura de Escola. Disponível em <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65262/1/u1_d26_v1_t06.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2019.

 

VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.

 

VEIGA, I. P. A. e ARAÚJO, J. C. S. O projeto político-pedagógico: um guia para formação humana. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2007.

 

MILANI, Natalia O. O Projeto Político Pedagógico – PPP como instrumento de comunicação e interação entre a comunidade escolar e a mediação do pedagogo. 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_pdp_natalia_ossoski_milani.pdf> Acesso em: 11/07/2019.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.


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