##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019
Resumo
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um dos principais documentos norteadores de uma instituição de ensino, para tanto é fundamental que seja construído e remodelado, quando necessário, de maneira coerente e democrática conforme a tendência pedagógica adotada. O objetivo desse trabalho foi analisar no PPP de uma escola estadual na cidade de Apucarana-PR, os fundamentos e bases teóricas em consonância com as práticas efetivadas. A pesquisa foi estruturada com entrevistas e análise documental segundo o roteiro de Veiga (1998). Os resultados procuraram discutir a cultura da escola, a linha teórica da instituição, a formação de professores e o perfil de aluno a ser formado.
Palavras-chave
Referências
BARROSO, João. Cultura, Cultura Escolar e Cultura de Escola. Disponível em <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65262/1/u1_d26_v1_t06.pdf>. Acesso em: 08 jul. 2019.
VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
VEIGA, I. P. A. e ARAÚJO, J. C. S. O projeto político-pedagógico: um guia para formação humana. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MILANI, Natalia O. O Projeto Político Pedagógico – PPP como instrumento de comunicação e interação entre a comunidade escolar e a mediação do pedagogo. 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_ped_pdp_natalia_ossoski_milani.pdf> Acesso em: 11/07/2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.