Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
BIOMA PAMPA: PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO
Juan Gomes Cardozo, Crisna Krause Bierhalz, Marina Moreira Cassiano, Carla Maia de Paula Maciel, Paulo Danubio Silva Moraes

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 201
Data: 13-11-2019 03:00  – 03:15
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Este trabalho apresenta a proposta pedagógica desenvolvida pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), vinculado a Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – campus Dom Pedrito no primeiro semestre de 2019 elencou como tema de suas atividades o Bioma Pampa, justificado pela abrangência do tema proposto e pelas possibilidades interdisciplinares de explorar conteúdos científicos da área da Ciências da natureza na perspectiva da alfabetização científica. Elaborada com o objetivo de despertar uma atitude de preservação em relação às espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção do Bioma Pampa e Mata Atlântica (biomas presentes no Estado). Foram utilizadas como estratégias a leitura de imagens, anúncio de rádio, jogos como dominó e quebra cabeça e diálogo, todos com o intuito de potencializar a conscientização de um ambiente preservado e que valoriza a fauna local, nacional e mundial.  Teve como lócus duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Coronel Urbano das Chagas, localizada no município de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, perfazendo o total de 40 estudantes. Os resultados foram construídos pela tabulação do questionário e demonstraram que os estudantes possuem diferentes conhecimentos sobre o Bioma Pampa, sendo que a maior parte deste é construído na escola, em relação a fauna explicitaram 18 animais, destes 13 do Bioma Pampa e 5 da Mata Atlântica. Avaliaram positivamente a proposta, destacando os jogos como o recurso mais interessante.  Por meio do desenvolvimento das atividades percebeu-se que através da aplicação das atividades sobre um tema e a utilização de jogos didáticos é possível potencializar a aprendizagem e aproximar docente e estudante.


Palavras-chave


Bioma Pampa, estudantes, jogos didáticos, proposta pedagógica, PIBID.

Referências


 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

 

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

 

CAPES. Pidid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2018.Disponivel em:  http://www.capes.gov.br/pt/36-noticias/8985-pibid-divulga-lista-com-285-instituicoes-habilitadas-para-inicio-de-projetos Acesso em 12 julho.2019.

 

UNIPAMPA. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasdanatureza-dp/files/2018/03/o-tema-bioma-pampa-em-livros-didaticos-do-6-ano-de-ciencias.pdf

[1]https://www.ufrgs.br/faunadigitalrs/mamiferos/ordem-cingulata/familia-dasypodidae/tatu-mulita-dasypus-hybridus/

 

[1]https://www.todamateria.com.br/tamandua-bandeira/

 

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.