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Última alteração: 08-10-2019
Resumo
A presente pesquisa traz a discussão sobre qual é a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento de crianças de primeiro ano do ensino fundamental I, traçando um paralelo com porte teórico que permite entender ação docente por parte dos futuros docentes em lecionar com a literatura infantil. O estudo se desenvolveu a partir da experiência das autoras no texto, na observação diária do docente, realizada por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e da Residência Pedagógica e de cunho bibliográfico sobre os temas formação docente. NÒVOA (1997) nos diz que a valorização dos saberes das experiências, vão além das dimensões pedagógicas e tem colaboração de aprendizagem, que as concepções do professor emergem a relação da teoria com a prática, qualificando o profissional. Também defende que, a formação de professores é considerado a perspectiva do indivíduo e do coletivo. O trabalho docente deve possibilitar espaços de interação entre as dimensões pessoais e individuais, considerando o contexto na formação do professor que é conceber a escola como um ambiente educativo, onde trabalhar e formar não sejam atividades distintas. A pesquisa se desenvolveu por meio de levantamentos de autores e documentos como a BNCC - Base Nacional Curricular Comum e os Parâmetros Curriculares Nacionais, Magda Soares (conceitos sobre alfabetização e letramento) e Marta Morais da Costa (conceitos sobre Literatura Infantil). A pesquisa demonstra a necessidade de perceber a literatura infantil na formação integral da criança, considerando que a literatura não pode ser vista de forma utilitária e sim como o belo e o poético. A alfabetização e letramento são indissociáveis, ou não podem ser trabalhados separadamente, a escola é um espaço ideal para inserir a criança no mundo letrado. Dessa forma a pesquisa tem como objetivo refletir na contribuição da literatura infantil na alfabetização e letramento, conhecendo o espaço escolar como um ambiente significativo para o desenvolvimento da criança, mostrando que os textos literários podem contribuir sem ser visto na função útil. No livro da Magda Moraes, “Alfabetização e Letramento” ela mostra-se que ler é todo o processo que ajuda a criança a identificar símbolos, sons das palavras e letras, em conjunto vem a interpretação de texto. É com a literatura infantil que se descobre as dificuldades com a escrita e interpretação de texto, a leitura quando não é feita pela criança, não consegue ter o domínio da escrita, pois a criança primeiro vai fazer a leitura de mundo e logo após irá iniciar a escrita e esse é um problema. Ana Teberosky vai falar em uma entrevista “Uma experiência em ensinar e aprender linguagem escrita”, os professores que são capacitados conseguem ter o domínio que as crianças consigam ter um direcionamento a partir do texto, também podem saber do conhecimento da criança, se ela realmente aprende com a literatura escolhida e compreende se absorveu o texto, por isso a formação docente é tão importante.
Palavras-chave
Referências
BRASIL, Base Nacional Curricular Comum. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 19 de maio de 2019.
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NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os Professores e a sua Formação. Lisboa (Portugal):
Dom Quixote, 1997.
TEBEOROSKY, Ana. Uma experiência em ensinar e aprender linguagem escrita. Acesso Disponível em <http://www.vila.com.br/html/outros/2010/30_anos/pdf_30/30_textos/04_Ana%20Teberosky.pdf> Visualizado em 29/08/2019
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, de 5 a 8 de outubro de 2003.