##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 02
Data: 13-11-2019 04:30 – 04:45
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
Mediante as diversas práticas pedagógicas adotadas no ensino, destaca-se a utilização de seminários apresentados pelos alunos, na qual o docente opera como mero espectador e orientador do processo de aprendizagem. Refletindo nisso, desenvolvemos o Projeto Astronômico, na disciplina de física, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Idália Rocha - Ivaiporã. O projeto consistia na organização de uma série de seminários apresentados e preparados pelos alunos, referentes a temas envolvidos na Astronomia. Com sua aplicação, visamos estimular o interesse dos alunos, colocando-os como protagonistas de sua aprendizagem e ao mesmo tempo articular o conteúdo com a sequência didática da professora regente, que no caso concordava com a Gravitação Universal. Estruturamos o projeto em quatro partes: abertura, apresentações, Feedbacks e encerramento; através de aulas expositivas-dialogadas e visuais (slides). Na abertura do projeto introduzimos o conteúdo e explanamos o Sistema Solar. Nas apresentações, que duraram cinco aulas, cada grupo apresentou seu seminário em um período de 15 minutos. A cada seminário realizávamos um Feedback sobre os principais pontos do tema apresentado, explicando os tópicos que ficaram vagos e contribuindo com novas curiosidades. Por fim, sucedemos com o encerramento do projeto, fazendo apontamentos e comentando alguns assuntos que não foram apresentados pelos alunos, tais como: as galáxias, as supernovas, os planetas anões, entre outros. Ao total foram expostos oito seminários, sendo cada grupo formado por 3 a 4 alunos. Os temas apresentados foram: Gravitação; Sol; Estrelas; Planetas Rochosos; Planeta Terra; Planetas Gasosos; “Luas”; Meteoros, Meteoritos e Asteroides. Além da aplicação dos seminários, utilizamos como metodologia um instrumento de coleta de dados – questionário. Este instrumento foi aplicado após o encerramento do conteúdo e tinha o intuito de avaliar se houve aprendizagem com o projeto. O questionário era composto por 12 questões diversificadas, envolvendo questões sobre o conteúdo apresentado durante todo o projeto. Apesar das aulas terem sido produtivas, os resultados obtidos com o questionário não foram como o esperado; visto que em uma escala de 0 a 10, a turma apresentou uma média de 5 pontos. Entretanto, ressaltamos que a maioria dos alunos que obteve uma nota abaixo da média, foram os que não demonstraram interesse e nem atenção durante as aulas e as apresentações. Todavia, durante o encaminhamento do projeto ficou perceptível o interesse de boa parte dos alunos, na qual indagaram suas curiosidades durante as aulas e contribuíram com novos conhecimentos. Além disso, outras manifestações de aprendizagem foram notadas durante as apresentações, entre elas o desempenho dos alunos em realizar o trabalho. Contudo pôde-se obter através da execução do projeto, uma experiência enriquecedora para nossa futura profissão como docente, trazendo uma perspectiva de ensino diferente da tradicional. Quando essa prática pedagógica é bem desenvolvida e os alunos se empenham e colaboram, pode resultar em um aprendizado efetivo e significativo.