Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O ENSINO DE FÍSICA: O USO DE SIMULADORES COMPUTACIONAIS
Magda Wille

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Última alteração: 08-10-2019

Resumo


Considerada, muitas vezes, como uma disciplina de difícil compreensão, a Física tem pouco espaço dentre as disciplinas que agradam os estudantes. Entretanto, há muitas possibilidades metodológicas que contribuem para a compreensão dos fenômenos físicos, dentre elas estão os simuladores computacionais, que permitem que sejam feitas simulações que, muitas vezes, os experimentos não conseguem demostrar com muita clareza. Um exemplo é o PhET Simulações Interativas. Assim, através da participação no PIBID Física, desenvolvemos atividades sobre linhas de forças de um campo elétrico com o auxílio de simuladores do PhET, com uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual. Com o intuito de observar o quanto essa ferramenta pode facilitar a compreensão desses conceitos. Notamos que o uso de simuladores contribui com a interação e participação efetiva dos estudantes em sala de aula, tornando os fenômenos físicos mais perceptíveis.

Palavras-chave


Ferramentas Educacionais; Práticas Educativas; Problematização.

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