Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
O estudo da carta como aparato para escrita de textos crítico-reflexivos no Programa de Residência Pedagógica.
gabriella viana muller, Luiz Miguel Dias

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 02
Data: 13-11-2019 03:45  – 04:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Este trabalho traz resultados da produção e aplicação de uma sequência didática com o gênero carta durante a participação no Programa de Residência Pedagógica em língua portuguesa RESPELPO (UTFPR/CAPES 06/2018). Temos como objetivo refletir sobre o ensino de diferentes tipos de carta em duas turmas de magistério do primeiro ano de Ensino Médio com fins de aprimorar suas capacidades formativas e transformativas nesse gênero. Nesse sentido, trazemos um recorte dessa aplicação, realizada no momento de intervenção pedagógica do RESPELPO, com a apresentação de dados sobre a escrita dos textos no que se refere à planificação, conteúdos, situação discursiva (intenção, destinatários, enunciadores), textualização, revisão e retextualização. Pretendemos apresentar o gênero carta como forma de incitação à ação crítico-reflexiva por parte dos estudantes, ou seja, desenvolver capacidades críticas de modo a formar cidadãos esclarecidos, capazes de questionar, refletir e debater assuntos por meio do gênero carta. Para tanto, foi realizada uma sequência didática segundo o modelo de Scneuwly & Dolz (2004) e de elementos para uma sequência didática de Cassany (1999). Sobre o gênero carta, usamos o trabalho de Köche (2013) e Marcuschi (2008). As produções versaram sobre a temática “do crime no rompimento das barragens da Vale” e, posteriormente, sobre “cortes na educação pública”, levantando a hipótese que a relação com as informações apresentadas e o conhecimento de mundo dos alunos possibilitariam desenvolver suas capacidades críticas. Observamos que o uso do gênero carta ampliou o leque de possibilidades argumentativas, conceituais e procedimentais dos alunos no momento de sua escrita, resultado observado entre a primeira produção e a produção final. Nesses limites, os alunos mostraram ter se beneficiado das atividades desenvolvidas pelos residentes no  programa.

Palavras-chave


Residência Pedagógica, sequência didática, carta, ensino.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.