Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR UMA AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Lucas Bouvie, Thalia Baumann Loterio, Maicon Roberto Poli de Aguiar

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019

Resumo


No segundo semestre de 2018, enquanto acadêmicos do curso de história da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), preparamos e aplicamos aulas para estudantes de um segundo ano na Escola de Ensino Médio Professora Elza Henriqueta Techentin Pacheco. Esse processo ocorreu por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Capes/CNPQ, com a supervisão do professor da escola, Maicon Roberto Poli de Aguiar. Tivemos o desafio de ministrarmos uma aula sobre a temática “Escola Sem Partido”, um tema contemporâneo que exigiu pensarmos uma metodologia em que os/as estudantes se interessassem e interagissem, entendendo que os/as mesmos/as fazem parte desse processo enquanto sujeitos ativos. Pensando essas questões pautamos esse trabalho nos seguintes objetivos: identificar a relevância do PIBID na formação docente; compreender os desafios na elaboração de uma aula e as dificuldades em pensarmos didáticas diferenciadas em um sistema educacional com uma orientação pedagógica muitas vezes tecnicista.

Palavras-chave


PIBID, mediação, Escola Sem Partido, primeira experiência docente

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

CAIMI, Flavia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Revista Tempo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 17-32, 2007.

FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2004.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.