Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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Racismo e estruturas no Imperialismo: permanências de violências na cultura e sociedade
Marina Passos

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
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Data: 13-11-2019 02:15  – 02:30
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O Brasil atual tem sido marcado na política e na mídia pela banalização de discussões sobre as minorias. Os programas políticos neoliberais e a glamourização de um “Sonho Americano” correm com rapidez, sem qualquer discussão aprofundada quanto à historicidade desses temas nos grandes meios de comunicação. Esse cenário acaba enfraquecendo a luta contra as violências sofridas pelas populações minoritárias, legitimando discursos preconceituosos. O recorte histórico marcado pelo Imperialismo une a expansão do capitalismo monopolista à conquista política, ideológica e militar de territórios na Ásia e na África, contribuindo para uma compreensão aprofundada deste cenário aqui problematizado. Assim, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto de História, foi planejada uma sequência de aulas que pudesse desenvolver o assunto proposto com um viés crítico e atual. Foram expostos os movimentos de resistência das áreas invadidas, com ênfase nos movimentos empreendidos pelos povos africanos. Os temas foram discutidos em sala de aula através de recursos visuais e diferentes referências textuais, elaborando o interesse da classe em um diálogo aberto e construtivo. Ao final da aplicação das aulas, os alunos foram avaliados de duas maneiras: um trabalho escrito a ser feito em casa, com questões discursivas relacionando os textos suplementares utilizados durante as aulas (poema, imagens) com o conteúdo; e um jogo de perguntas e respostas disputado em equipes, fomentando a discussão interna entre os alunos acerca da importância da História Africana, não mais dominada por europeus. Ao final, os próprios alunos construíram, através das atividades propostas, diálogos entre o conteúdo proposto, a diversidade cultural e os preconceitos enraizados na sociedade.



Palavras-chave


Imperialismo, PIBID, Educação, Racismo, África, Resistência.

Referências


MODERNA, (Ed). Projeto Araribá História 9º ano. 3ª ed.  Nacional, 2010.

HOBSBAWN, E. J. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 1977.
MARQUES, K. A. A invasão da Abissínia e o Jornal A Alvorada. Hist. Rev. Pelotas. Pelotas, n. 16, p. 69-89. Dez., 2010.

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