##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019
Resumo
A conectividade é uma principal característica do mundo contemporâneo onde a tecnologia acelera a troca de informação em diversos formatos que permitem o surgimento de novos modelos de comunicação mais participativos ampliando as possibilidades de desenvolvimento social do indivíduo que nela está inserido. Esta conectividade contribui para que todos sejam produtores de informação, e abre novas possibilidades de consumo destas informações. Diante de reais necessidades de promover e expandir o aperfeiçoamento do conhecimento para a formação prática de docentes, o Programa de Residência Pedagógica, ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores do MEC, promove a imersão do licenciado em escolas de educação básica. O subprojeto de Informática da UTFPR, nesse contexto, insere-se com um ensino que integre a tecnologia sob uma perspectiva pedagógica. Realizamos a regência com alunos dos cursos técnicos de Enfermagem, Segurança do Trabalho e técnico em Design, permitiu ampliar a experiência sobre como o domínio das ferramentas básicas de edição e apresentação de trabalhos são de grande importância na vida escolar do aluno. Dessa maneira, a imersão do futuro licenciado em informática deve contemplar atividades que sejam planejadas e executadas de forma a atingir resultados desejados, especialmente no que concerne à apropriação dos conteúdos tecnológicos, seu uso e produção.
Palavras-chave
Referências
BRASIL. CONSTITUIÇÃO. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 5 de outubro de 1988. 4.ª ed. Série Legislação Brasileira. São Paulo: Saraiva. 1988.
VALENTE, J. A. Visão analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação. RS: Sociedade Brasileira de Computação, nº 1, set. de 1997.