##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 203
Data: 13-11-2019 04:30 – 04:45
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
O presente artigo tem como objetivo a descrição e análise teórica do projeto PIBID 2018.2 realizado no Colégio Estadual Prof. Luiz Carlos de Paula e Souza, na região sul de Curitiba. Nele, são feitas considerações sobre formas de aplicabilidade de conteúdos multimidiáticos e intermidiáticos para o ensino fundamental, ponderando o contexto socioeducativo da escola e visando o proveito do alicerce teórico obtido na graduação em Letras Português da UTFPR. Nesse sentido, considerando os estudos sobre as leituras nas diferentes mídias da contemporaneidade, e também relacionando isso com possíveis conteúdos literários a serem dispostos ao alunado, se vê a necessidade de abordar temáticas que possibilitem a interligação da realidade própria para com a do artista.
A intertextualidade surge como atividade de análise que facilita a introdução de textos que não fazem parte do repertório de leitura dos discentes, mas que, por sua vez, constituem-se como marcos de momentos icônicos da literatura. Tratando de situações da experiência humana, ora objetivas, ora subjetivas, as duplas de videoclipe e poema, respectivamente, Sinfonia da Revolução (2017), recorte do rapper Rincon Sapiência e Humanidade (1996), da poetisa Carolina de Jesus, assim como Ben (2017), do cantor Rubel e Meus Oito Anos (1859), de Casimiro de Abreu, compartilham, baseado nos elementos linguísticos dispostos em verbo, imagem e som, unidade temática.
Buscamos compreender com este projeto o valor da intertextualidade enquanto proposta para a assimilação das estratégias de uma leitura analítica dos signos e relações através deles construídos, por meio de exercícios que estimulam habilidades cognitivas potencializadoras de capacidades de leitura mais atenta às escolhas linguísticas adotadas nas múltiplas linguagens e gêneros do campo artístico-literário, e, inevitavelmente, viabilizando, em muitos níveis, diálogos que mobilizam estratégias de análise linguística/semiótica e conhecimento de mundo em favor de um encontro entre texto e leitor férteis para produção de pensamento crítico e coerente.
Palavras-chave
Referências
ANTUNES, Irandé - Língua texto e ensino. A língua e a identidade cultural de um povo. São Paulo: Parábola, 2009
ANTUNES, Irandé. Aula de português - encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2018.
CLUVER, Claus. Intermidialidade. Indiana University/UFMG, 2007
ECO, Umberto. The Role of the Reader: Explorations in the Semiotics of Texts, Indiana University Press , 1979
KRISTEVA, Julia. Desire in Language: A Semiotic Approach to Literature and Art. New York: Columbia University Press, 1980, p. 69.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTOS, Leonor W. dos, CRUZ, Wellington de A. , ANTUNES, Vanessa: Oralidade e gêneros textuais em sala de aula: uma questão ainda pouco falada.