Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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REFORÇO ESCOLAR: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Anderson Adailto Prazeres Moreira, Rivaldo Sergio de Lima, Luciana Boemer Cesar Pereira, Clairo Voni Devens

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Data: 12-11-2019 02:45  – 03:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O presente trabalho possui a finalidade de socializar uma das experiências vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica. Esta, se refere à organização da prática disciplinar de Reforço Escolar, com os alunos do sexto e sétimo ano, do Colégio Estadual do Campo de São Francisco do Bandeira, o qual situa-se na comunidade de São Francisco do Bandeira, em Dois Vizinhos, Paraná. A presente prática é de suma importância, pois possui a finalidade de diminuir as lacunas do aprendizado dos alunos. Tendo em vista que a escola não dispõe dos recursos humanos necessários para promover tal prática por si só, neste sentido reitera a necessidade dos residentes, no chão da escola. Desse modo, conhecendo as dificuldades da escola e os desafios enfrentados por esta, fora observado em algumas aulas de matemática, nas turmas de sexto e sétimo ano da referida instituição de ensino, dois aspectos essenciais, que são: quais alunos possuem as maiores lacunas no processo de aprendizagem (os quais necessitavam de Reforço Escolar) e quais eram tais dificuldades. Tendo realizada estas observações, foram planejadas as ações do Reforço de maneira que suprisse as necessidades dos alunos.  Sendo assim, a ação foi organizada   em dois principais momentos. O primeiro momento, realizou-se através de resolução de problemas, o qual estimula a leitura, interpretação de texto, operações básicas da Matemática e a tabuada dos alunos que frequentam o Reforço Escolar. O segundo momento se deu por meio de jogos matemáticos, os quais influenciam o raciocínio lógico dos mesmos, além de fixar os conceitos estudados em sala de aula e percebíveis na resolução dos problemas matemáticos. Não foi realizada uma avaliação do quanto os alunos melhoraram com as aulas de reforço escolar, porém tal avanço é perceptível mesmo nas aulas de reforço. Reiteramos a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado, a fim de saber o quão os alunos melhoraram neste processo, comprovando a importância das aulas de Reforço Escolar.

O presente trabalho possui a finalidade de socializar uma das experiências vivenciadas através do Programa Residência Pedagógica. Esta, se refere à organização da prática disciplinar de Reforço Escolar, com os alunos do sexto e sétimo ano, do Colégio Estadual do Campo de São Francisco do Bandeira, o qual situa-se na comunidade de São Francisco do Bandeira, em Dois Vizinhos, Paraná. A presente prática é de suma importância, pois possui a finalidade de diminuir as lacunas do aprendizado dos alunos. Tendo em vista que a escola não dispõe dos recursos humanos necessários para promover tal prática por si só, neste sentido reitera a necessidade dos residentes, no chão da escola. Desse modo, conhecendo as dificuldades da escola e os desafios enfrentados por esta, fora observado em algumas aulas de matemática, nas turmas de sexto e sétimo ano da referida instituição de ensino, dois aspectos essenciais, que são: quais alunos possuem as maiores lacunas no processo de aprendizagem (os quais necessitavam de Reforço Escolar) e quais eram tais dificuldades. Tendo realizada estas observações, foram planejadas as ações do Reforço de maneira que suprisse as necessidades dos alunos. Sendo assim, a ação foi organizada em dois principais momentos. O primeiro momento, realizou-se através de resolução de problemas, o qual estimula a leitura, interpretação de texto, operações básicas da Matemática e a tabuada dos alunos que frequentam o Reforço Escolar. O segundo momento se deu por meio de jogos matemáticos, os quais influenciam o raciocínio lógico dos mesmos, além de fixar os conceitos estudados em sala de aula e percebíveis na resolução dos problemas matemáticos. Não foi realizada uma avaliação do quanto os alunos melhoraram com as aulas de reforço escolar, porém tal avanço é perceptível mesmo nas aulas de reforço. Reiteramos a necessidade de realizar um estudo mais aprofundado, a fim de saber o quão os alunos melhoraram neste processo, comprovando a importância das aulas de Reforço Escolar.


Palavras-chave


Residência Pedagógica; lacunas na aprendizagem; reforço escolar; resolução de problemas, jogos matemáticos.

Referências


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