##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 05
Data: 12-11-2019 02:45 – 03:00
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
Palavras-chave
Referências
ANDRADE, Zinara M.; NUNES, Sidemar P. O Tempo Comunidade e a Formação de Intelectuais Orgânicos: Considerações sobre o primeiro acompanhamento sistemático do Tempo Comunidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UTFPR-DV. HISTEDBR, 2015.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Edital Nº 7/2018.
CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Edital CAPES nº 06/2018.
D’AMBRÓSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N 2. Brasília, 1989. p. 15-19.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
LEITE, A. S.; ARAÚJO, M. C. S. Resolução de problemas x metodologia de ensino: como trabalhar matemática a partir da resolução de problemas. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010.
LUPINACCI, M. L. V. e BOTIN, M. L. M. Resolução de problemas no ensino de matemática. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, p. 1–5.
MOLINA, Mônica C.; FREITAS, Helana C. A. Avanços e desafios da construção da Educação do Campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011.
SEED. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 2013/ Secretaria de Estado da Educação. Unidade didática. Programa de Desenvolvimento Educacional – Maringá: SEED –PR., 2013.
PACHECO, Willyan R. S.; BARBOSA, João P. S.; FERNANDES, Dorgival G. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 332- 340, set. de 2017.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Colégio Estadual do Campo São do Bandeira – Ensino fundamental e Médio. Dois Vizinhos-PR, 2019.
RODRIGUES, Adriano; Magalhães, Shirlei C. A resolução de problemas nas aulas de matemática: diagnosticando a prática pedagógica. Curitiba: SEED -PR., 2012. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/setembro2012/matematica_artigos/artigo_rodrigues_magalhaes.pdf> Acesso em: 30 de jul. 2019.
SILVA, Daniele A. Contribuições da resolução de problemas na superação das dificuldades dos alunos com a matemática. Editora Realize, 2015. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID1015_08092015174356.pdf > Acesso em: 29 de jul. de 2019.
SAWAYA, Sandra Maria. (2000). Alfabetização e fracasso escolar: problematizando alguns pressupostos da concepção construtivista. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 26, n.1, p. 67-81, 2000.
ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; PANSINI, Flávia; SOUZA, Flora Farias de Souza. Reforço escolar: espaço de superação ou manutenção das dificuldades escolares? Psicologia Escolar e Educacional, vol. 16, n. 2, 2012, p. 237-246 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil.