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PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019
Resumo
O jogo didático é uma maneira de estimular o desenvolvimento do conhecimento dos adolescentes como apontam Piaget e Vygotsky e a extensa literatura sobre desenvolvimento cognitivo, além de ser uma ferramenta que possibilita uma interação maior entre os discentes e desenvolvimento de suas autonomias. Desta maneira buscou-se elaborar um jogo lúdico destinado ao aprimoramento do aprendizado e ensino de História, também reforçando os pressupostos de competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): formar cidadãos autônomos e cientes do seu papel como sujeitos em seu tempo histórico. Com base nas pesquisas científicas e do Programa Residência Pedagógica, os autores buscaram novas opções de transmitir conhecimento e através do brincar é que se aprende também, portanto buscou-se elaborar um jogo didático em que pudesse auxiliar na aquisição do conhecimento histórico e do desenvolvimento das habilidades cognitivas. O jogo lúdico foi construído no formato de tabuleiro pelos autores, cujos denominaram: “A Independência”. E conta com questões diversas que compreendem os temas de cultura, cidadania e independência sob o plano histórico da Independência do Brasil destinado para o Ensino Fundamental e Médio. O jogo é organizado em um tabuleiro e possui regras determinadas para as ações, sendo possível dividir em cinco grupos e o seu funcionamento se caracteriza através de respostas das “cartas perguntas” que condicionaram o número de “casas” para avançar ou retroceder no tabuleiro. Através das perguntas que se encontram nas cartas, os jogadores poderão refletir e adquirir conhecimento histórico e ganhos cognitivos. Como prática pedagógica, o jogo didático mostrou-se como uma alternativa aos meios tradicionais de ensino, além de possibilitar novas metodologias para o aprendizado de História. A construção e sua aplicação pelos autores demonstrou-se como uma das alternativas aos modelos tradicionais de ensino, sendo efetivo para a aquisição do conhecimento histórico durante atividades lúdicas, como a desenvolvida pelos autores.
Palavras-chave
Pedagogia; Educação; Escola; Criação; Práxis.
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Base Nacional Comum Curricular. 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base>. Acesso em: 16 de abril de 2019.
PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS. Faculdade de Educação. Departamento de Estudos Básicos, 1995.
VYGOTSKY, L. S, A formação social da mente. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
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