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Data: 14-11-2019 02:00 – 02:15
Última alteração: 01-11-2019
Resumo
A preocupação com metodologias e estratégias diferenciadas, de maneira a atingir maior quantidade de alunos de forma mais qualitativa, vem se destacando nos últimos anos. Isto está vinculado à dificuldade que os alunos encontram ao estudar química e aos obstáculos que professores se deparam ao ensinar ciências. Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a ciência forense para o ensino de química orgânica. As atividades foram desenvolvidas pelos alunos de graduação em Licenciatura em química da UTFPR Curitiba, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicado no Colégio Estadual Professor Francisco Zardo em Curitiba. Num primeiro momento foi entregue aos alunos um questionário para verificar o interesse deles em participar da atividade, sendo esta baseada na série para televisão “CSI” e no jogo Escape 60. Participaram da atividade 20 alunos, os quais foram divididos em 4 grupos de 5 pessoas, sendo que cada membro do grupo tinha uma função na investigação, no intervalo de 20 minutos para resolver o crime. O cenário foi baseado em um suicídio, em que a vítima foi morta pela ingestão de uma substância química em excesso, juntamente com bebida alcoólica em que os participantes tiveram de determinar qual era a substância. Para isso, era necessário que os alunos desvendassem enigmas para ter acesso aos procedimentos analíticos, no caso o funcionamento de um bafômetro. Ao final da atividade, cada grupo de alunos relatou quais estratégias utilizou para resolver os enigmas e que conhecimentos químicos foram empregados.
Palavras-chave
Referências
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