##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 201
Data: 13-11-2019 02:30 – 02:45
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
Este artigo apresenta as experiências e atividades desenvolvidas nos últimos meses até o presente momento, pelas integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID em uma instituição de educação infantil localizada na cidade de Francisco Beltrão - PR, que gradualmente vem introduzindo em sua prática educacional a pedagogia Montessoriana e seus métodos. Orientadas pelas duas professoras regentes da turma que atuamos, nossas atividades na instituição se pautam em realizar o planejamento de uma atividade pedagógica que é aplicada com as crianças uma vez por mês e a partir das observações em sala, fazer registros em diário de bordo e no caderno de registros sobre as crianças. Na universidade, são feitos estudos de textos direcionados para o método Montessori e do planejamento na área da educação infantil. Por meio das experiências vividas no programa, como a realização de atividades e observações em sala, foi possível criar uma ponte com as autoras Maria Montessori (1965), Luciana Esmeralda Ostetto (2008) e Marita Martins Redin (2017) e fazer reflexões e discussões teóricas acerca do ato de planejar, observar e registrar para a significação da prática pedagógica no trabalho com crianças pequenas, destacar as contribuições que essas experiências e estudos trazem para nosso desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional, enquanto graduandas do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e abordar que o ato de documentar a prática docente e elaborar planejamentos comprometidos com a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, precisam estar presentes no cotidiano educacional. Ao escrevermos o relato de experiência, anexamos o modelo de planejamento e dos registros utilizados por nós pibidianas na instituição, para assim explanar como eles são realizados e aplicados. Por meio desta escrita, compreendeu-se que ser participantes do PIBID tem sido de suma importância para a nossa formação, tendo em vista que o programa nos proporciona uma experiência rica e embasamento teórico e prático para a docência, e também por nos fazer refletir e ressignificar a concepção de planejar, observar e registrar.
Palavras-chave
Referências
MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Editora Flamboyant, 1965.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Observação, registro, documentação: Nomear e significar as experiências. In: OSTETTO, L.E. (org.). Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores. Campinas: Papirus.2008.
REDIN, Marita Martins et al. Planejamento, práticas e projetos pedagógicos na Educação Infantil. 4 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017.