Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA.
Nathalia Sarasol Neufeld, Claudete da Silva Lima Martins, Claudete da Silva Lima Martins

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Data: 12-11-2019 01:15  – 01:30
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O projeto de monitoria é uma modalidade de ensino normalmente prevista nos regimentos das diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e tem como objetivo geral, contribuir para a melhoria do ensino de graduação, promovendo a cooperação acadêmica entre alunos e docentes. Portanto, este trabalho apresenta as experiências da autora que atuou como monitora no componente curricular de Organização do Trabalho Pedagógico na Escola - OTPE, oferecido aos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus Bagé. . Busca-se promover a reflexão a respeito da relevância e contribuições do projeto de monitoria, para a formação docente dos alunos que participam do componente curricular. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo e perspectiva exploratória., A coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas dissertativas, e pela realização de observações durante as aulas. Os sujeitos da pesquisa foram oito alunos do  Curso de Licenciatura em Música, que cursam a componente curricular onde a monitora autora no período de maio a julho de 2019.  A partir da análise do conteúdo dos dados obtidos por meio dos questionários verificou-se que a experiência com a prática docente oportunizou a estudante monitora o aprofundamento teórico e prático a respeito da docência e, em especial conhecimentos sobre: como lidar com os alunos, como corrigir trabalhos e como auxiliar os alunos na organização dos estudos e trabalhos. Noutra perspectiva, os estudantes que são sujeitos da pesquisa, afirmaram que a monitoria  foi de grande auxílio, principalmente no que se refere à realização das atividades teórico-práticas propostas na componente.Portanto, concluímos que o Projeto de Monitoria contribuiu tanto para a qualificação da formação acadêmico-profissional da estudante que atuou como monitora, quanto e, principalmente, dos estudantes licenciandos que dele participaram.



Palavras-chave


Monitoria, contribuição, formação docente, experiência.

Referências


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