##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 02
Data: 13-11-2019 02:00 – 02:15
Última alteração: 31-10-2019
Resumo
Diante das dificuldades que os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Irati-PR apresentaram em Geografia, especificamente na cartografia e de entender qual a utilização das escalas para fazer as suas devidas representações em papel, algo de novo deveria ser feito para que eles compreendessem essa temática. Desse modo, buscamos algo que chamasse a atenção dos alunos e um dos recursos utilizados foi voltado para o meio tecnológico. Nas aulas teóricas, utilizando o livro didático e o quadro de giz como apoio para trabalhar o conteúdo para os alunos o tema ficou abstrato. Diante disso, foram utilizados recursos tecnológicos para mostrar na prática como é feita uma redução de acordo com uma escala gráfica para sabermos o tamanho real de um objeto representado em um mapa. A metodologia utilizada nas aulas foi expositiva com a utilização de um projetor multimídia para permitir que os alunos observassem, através de imagens de satélite fornecidas pelo software de cartografia digital Google Earth. Esse programa permite a aproximação das imagens, de acordo com isso a sua escala vai aumentando ou diminuindo permitindo observar um maior nível de detalhamento da superfície. Logo em seguida, foram criadas maquetes da sala de aula, abordando os principais elementos que compõe esse espaço, usando uma escala em que ficasse proporcional com a realidade. Outro metodologia utilizada foi a construção de maquetes, uma atividade que desperta interesse dos alunos e da mesma forma faz com que aprendam. Nessa etapa, os alunos teriam que fazer uma maquete da sala de aula, a partir de medidas das paredes e os principais elementos que compõe uma sala de aula. Os alunos teriam que fazer a redução destes objetos utilizando uma escala que ficasse proporcional com a realidade. O resultado foi bastante satisfatório, eles demonstraram que realmente houve aprendizagem do conteúdo que no começo apresentou grande dificuldade.
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Integração das novas tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
SIMIELLI, Maria Helena. Do Plano Tridimensional: a maquete como recurso didático. In: Boletim Paulista de Geografia, n. 70, 2º Semestre – São Paulo: AGB, AGB, 1997.
ALMEIDA, Rosangela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo, Contexto, 2001.
DA SILVA, Vládia; VIEIRA, Alessandra Maria Muniz: A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 3, n.5, 2012, p. 6.
DEMO, Pedro. Educação e Conhecimento: relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2000.
SANTOS JÚNIOR, D. N. Geografia do espaço percebido: uma educação subjetiva. 280 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Faculdade de Física, PUCRS, Porto Alegre, 2007.
QUEIROZ FILHO, A. P. & RODRIGUES, M. A arte de voar em mundos virtuais. São Paulo. 2007. ANNABLUME.
CAZETTA, Valéria. Educação visual do espaço e o Google Earth. In: Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. ALMEIDA, Rosângela Doin de (org). Editora Contexto. São Paulo, 2007.
FLORENZANO, T. G. Imagens de satélite para estudos ambientais. São Paulo: Oficina de textos, 2007.
NACKE, Sonia Mary Manfroi; MARTINS, Gilberto. A maquete cartográfica como recurso pedagógico no ensino médio. Disponível em : http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_sonia_mary_manfroi_nacke.pdf. Acessado em: 29/07/2019.