Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NO ESTUDO DAS CÔNICAS
Carolina Pereira Lejambre, Bianca de Assis Natal, Anderson Roges Teixeira Góes, Giancarlo de França Aguiar

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Data: 14-11-2019 02:15  – 02:30
Última alteração: 01-11-2019

Resumo


Este trabalho relata a prática realizada no ano de 2019 no Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, por alunas participantes (bolsistas IDs) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – projeto Matemática – da Universidade Federal do Paraná. A atividade foi baseada em Investigações Matemáticas e aplicada em uma turma do 3° ano do Curso Técnico Integrado de Informática, abordando o conteúdo das Cônicas (Parábolas e Hipérboles). A apresentação dos temas foi separada em dois dias, sendo que a aplicação da atividade ocorreu em três aulas de 50 minutos cada. Com o objetivo de facilitar o aprendizado e instigar os estudantes a pensarem como matemáticos, as aulas foram desenvolvidas por meio de dobraduras, para obterem a definição de Parábola e Hipérbole e, consequentemente obterem suas equações. A atividade foi reproduzida  por meio de dobras em papel vegetal com auxílio apenas de régua, caneta e compasso. Com as dobraduras realizadas, foram obtidos os desenhos das duas curvas a serem trabalhadas. A partir disso, os estudantes foram incentivados a buscarem relações no desenho afim de encontrar as definições e as equações dos lugares geométricos citados anteriormente, com o auxílio de conteúdos abordados previamente. Em seguida, foram realizadas as formalizações do conteúdo e a resolução de exercícios. O objetivo foi introduzir as cônicas por meio da investigação Matemática, tendo em vista que esse tipo de atividade contribui como um facilitador no processo de aprendizagem além de deixar o estudante mais familiarizado com o conteúdo. Durante a atividade as bolsistas IDs assumiram uma postura interrogativa a fim de promover a reflexão dos estudantes sobre o que estavam fazendo, sem o fornecimento de respostas prontas. Por fim, para se obter uma melhor análise dos resultados da atividade e a opinião dos estudantes sobre o seu desenvolvimento, utilizou-se de um questionário composto por quatro questões objetivas e duas abertas.


Palavras-chave


Cônicas; Investigações Matemáticas; Dobraduras

Referências


José Ruy Giovanni, José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr.. Matemática Fundamental: Uma nova abordagem. Editora FTD S.A. (2002)

 

João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira. Investigações matemáticas na sala de aula. (2013)


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