##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 07-10-2019
Resumo
A maior parte dos conteúdos relativos à Ecologia é apresentada nos sextos anos da Educação Básica de forma breve e abstrata. Este trabalho objetivou relacionar os assuntos teóricos vistos em sala de aula e explanados pelo livro didático com o cotidiano dos estudantes, aproveitando a fauna e flora do município. A partir disto, analisar os impactos reais das ações do ser humano no ambiente, além da sensibilização dos principais cuidados diários e simples que cada um pode realizar a fim de reduzir os efeitos negativos com o planeta. Como forma de instrução e influência nas práticas dos pais e/ou demais responsáveis sobre a importância da separação do lixo e descarte adequado do material. A ação foi realizada por meio de dois questionários, aplicados pré e pós-ação, e visita ao parque municipal Jirau Alto próximo à escola.
Palavras-chave
Referências
ALBUQUERQUE, B.P. AS RELAÇÕES ENTRE O HOMEM E A NATUREZA E A CRISE SÓCIO-AMBIENTAL. 2007. 96 f. Monografia (Monografia de conclusão do curso de Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de Laboratório de Biodiagnóstico em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2007.
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris - Ciências: ensino fundamental, 2° ed. São Paulo: Ática, 2015.
REIGADA, Carolina; REIS, M.F.C.T. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS NO AMBIENTE URBANO: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO. Ciência & Educação, Botucatu, v. 10, n. 2, p. 149-159, 2004.
VILLANI, Alberto; PACCA, J.L.A. CONSTRUTIVISMO, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E HABILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, dec. 1997.