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Última alteração: 07-10-2019
Resumo
RESUMO:
A viabilidade do uso do papel reciclado tem aumentado de forma crescente, principalmente de acordo com os últimos acontecimentos no Brasil relacionados ao desmatamento e queimadas. A partir dessa alternativa, diminui-se a quantidade de matéria prima original necessária para a fabricação do papel, obtida de árvores. A iniciativa para a reciclagem vem de longa data e ganha audiência com o passar dos anos quando se começa a pensar em conceitos de sustentabilidade. A partir dessa prática, pode-se reduzir o acúmulo de resíduos descartados inadequadamente nos ambientes. Nesse contexto, a escola deve oferecer meios para que os estudantes criem consciência crítica e comprometida com o meio ambiente, mobilizando-os para uma nova percepção ambiental (TRINDADE, 2011). Assim, estudantes da Licenciatura do Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama observaram que em instituições de ensino a maior quantidade de resíduo gerada era o papel. A partir desse fato, esse estudo teve como objetivo sensibilizar estudante do Colégio Estadual Bento Mossurunga em Umuarama – PR, quanto à importância de reduzir e reciclar. Para tanto, os licenciandos palestraram aos estudantes do 3o ano do curso de Formação Docente sobre gestão de resíduos, citaram a Lei n°12.305/2010 que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, contaram a história do papel. Em seguida, descreveram o processo de reciclagem do papel e sua importância. Posteriormente, os participantes juntaram a maior quantidade de papel que seria descartado na instituição. Esse papel foi rasgado e colocado de molho por 48 horas. Na sequência, o papel foi batido no liquidificador, obtendo-se uma massa fina. Esta massa foi despejada em bandejas e passada para telas de nylon que foram colocadas para secar. Na semana seguinte, os licenciandos retornaram ao colégio para a retirada do papel reciclado das bandejas e para observação dos resultados obtidos. O papel reciclado foi utilizado durante as aulas de Arte, em que os participantes confeccionaram trabalhos e cartões relacionados ao meio ambiente e educação ambiental. Por fim, os licenciandos fecharam a atividade explicando a importância da reciclagem na preservação do meio ambiente. Citaram outros exemplos de reciclagem utilizando outros tipos de resíduos, deixando como sugestões ao grupo. Vale ressaltar que esse trabalho foi realizado num curso de Formação Docente, envolvendo futuros educadores ambientais com a capacidade de multiplicar o conhecimento adquirido. Para Oliveira et al. (2012), a educação formal prepara o educando para aprender a respeitar o próximo e a natureza, formando um habitante melhor para o planeta. A tomada de consciência sobre a relevância da oficina de reciclagem de papel no contexto escolar pode se tornar uma poderosa e eficaz ferramenta de educação (NASCIMENTO e ARAÚJO, 2011). Espera-se que, a partir dessa atividade, novos olhares se voltem aos problemas causados pela má gestão dos resíduos e que ocorram, efetivamente, mudanças de comportamento que possam ser replicadas aos amigos, familiares e futuros discentes.
Palavras-chave
Referências
Referências Bibliográficas:
NASCIMENTO, Aline Gadelha; ARAÚJO, Milânea Corcino de. A reciclagem do papel como ferramenta de educação ambiental na Escola Estadual Nestor Lima Natal-RN. In: SEABRA, Giovanni; MENDONÇA, Ivo. Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.
OLIVEIRA, Malvina da Silva; OLIVEIRA, Braz da Silva; VILELA, Maria Cristiana da Silva; CASTRO, Tânia Aparecida Almeida. A importância da educação ambiental na escola e a reciclagem do lixo orgânico. Revista Científica Eletrônica e Ciências Sociais Aplicadas da Eduvale. Ano V, n. 7, 2012.
TRINDADE, Naianne Almeida Dias. Consciência Ambiental: coleta seletiva e reciclagem no ambiente escolar. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, v. 7, n. 12, p. 1, 2011.