##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019
Resumo
Este estudo é resultado das observações e intervenções realizadas pelas acadêmicas do terceiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o qual tem como temática: Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da inserção no contexto escolar, tornou-se possível observar duas professoras em exercício e identificamos que ambas efetivam práticas de aquisição de leitura e escrita em uma perspectiva de alfabetização e letramento e, visto que, alfabetizar e letrar são processos complexos, questionamos: O PIBID a partir da temática alfabetização e letramento se faz importante para a formação inicial das acadêmicas do curso de Pedagogia? Para tanto, abordamos esta temática, pois, reconhecemos a complexidade que envolve o processo de alfabetizar e letrar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que, as acadêmicas saem dos cursos de formação de professores sentindo-se receosas para exercer tal função. Por meio deste estudo temos o objetivo de analisar a importância de um programa que propicia inserções em práticas alfabetizadoras, a fim de contribuir para a formação inicial das acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para o desenvolvimento deste programa foram realizadas observações e intervenções, as quais foram registradas no diário de diário de bordo, compreendendo-o como um instrumento de observação e reflexão sobre a prática profissional. E para a realização das intervenções foram organizados planejamentos, nos quais as professoras e coordenadora pedagógica contribuíram com determinadas sugestões. Contudo, a partir do desenvolvimento deste estudo, tornou-se perceptível a importância do PIBID para a formação inicial docente, compreendendo-o como uma iniciativa que busca propiciar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a aproximação com contexto escolar, de forma que a temática de alfabetização e letramento no PIBID, tem oferecido suporte para superar as fragilidades dos cursos de graduação, no que se refere à formação do professor alfabetizador, proporcionando a inserção nas práticas alfabetizadoras desenvolvidas na escola, em um movimento reflexivo, articulando as teorias advindas da universidade e as demandas da escola.
Palavras-chave
Referências
PIMENTA, S. G. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, jul/dez. 1996.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Weffort, M. F. Observação registro reflexão: instrumentos metodológicos. In: ______ 2° ed. São Paulo: Série Seminários, 1996. p. 11.