Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA FORÇA DE MEMBROS INFERIORES EM ESCOLARES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR
Sandra Kochepka, Gustavo Fernandes Tavares, Patrick Daros Goulart, Lauana de Lima Tosti

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar os índices de força de membros inferiores de escolares com idade entre 6 a 11 anos. O estudo foi realizado em cinco escolas municipais de Marechal Cândido Rondon/PR e envolveu 293 escolares, matriculados do 1º ao 5º ano. Para coletar os dados foi aplicado o teste de salto horizontal proposto na bateria do Proesp - Projeto Esporte Brasil.  O Proesp-Brasil é um programa que se desenvolve no âmbito da educação física escolar e esporte educacional com o objetivo de auxiliar os professores de educação física na avaliação dos indicadores de crescimento corporal, do estado nutricional, da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo em crianças e jovens entre 6 a 17 anos. A partir dos resultados obtidos sobre a força de membros inferiores, analisados de acordo com as normas e critérios pelo Proesp, foi possível identificar que um número significante de crianças obteve o pior desempenho no teste realizado, o que se torna bastante preocupante.


Palavras-chave


teste; educação física; saúde

Referências


Group Pilates –Voll– Saiba Tudo Sobre a Biomecânica dos Membros Inferiores na Musculação – 2017 – https://blogeducacaofisica.com.br/biomecanica-dos-membros-inferiores/acesso em: 10 de julho de 2019

BRAGA, F. C. C. Desenvolvimento de Força em Crianças e Jovens nas Aulas de Educação Física. Porto Alegre, 2007.

BRAGA, F. C. C. Desenvolvimento de Força em Crianças e Jovens nas Aulas de Educação Física. Porto Alegre, 2007.

SILVA, D. A. S.; OLIVEIRA, A. C. C. Impacto da maturação sexual na força de membros superiores e inferiores em adolescentes. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, 2010.

Ulbrich AZ, Bozza R, Machado HS, Michelin A, Vasconcelos IQA, Stabelini Neto A, Mascarenhas LPG, Campos W. Aptidão física em crianças e adolescentes de diferentes estágios maturacionais. Fit Perf J 2007;6(5): 277-282

Ré AHN, Bojikian LP, Teixeira CP, Böhme MTS. Relações entre crescimento, desempenho motor, maturação biológica e idade cronológica em jovens do sexo masculino. Rev paul educ fís. 2005 abr-jun;19(2):153-62.

Cruz EM. Estudo do salto vertical: uma análise da relação de forças aplicadas. [dissertação]. Campinas: UNICAMP; 2003.

Barbanti VJ, Amadio AC, Bento JO, Marques AT. Esporte e atividade física: integração entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Manole; 2002.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.