Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
ENSINAR COM JOGOS: RELATO DE EXPERIENCIA DO PIBID DE GEOGRAFIA UNICENTRO/GUARAPUAVA, PR.
Humberto Alves Campos

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 02
Data: 13-11-2019 12:45  – 01:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O trabalho tem como objetivo geral relatar as experiências obtidas nas aulas ministradas pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, (PIBID) do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, junto aos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manoel Ribas, EFM, em Guarapuava, Paraná. O tema tratado foi “Poluição atmosférica” com atividade lúdica, buscando aprimorar a metodologia de trabalho em sala de aula e assim facilitar a compreensão do conteúdo e a reflexão sobre os principais fatores causadores da poluição atmosférica, nas diferentes escalas, local, regional, nacional e mundial, uma vez que o aluno deve estar inserido em todas essas escalas, algo que irá facilitar a compreensão do conteúdo aplicado, resultando no sucesso da atividade. Para a elaboração das aulas foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre o tema tanto em livros didáticos como em vários outros setores de pesquisa como sites do IBGE e tantos outros, e, em seguida o grupo dedicou-se à construção do Jogo “Batalha Naval” Foi possível obter resultados positivos os quais demostraram que o uso de jogos é bastante eficaz no ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos e a importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem, em especial no uso de jogos pedagógicos voltados para o ensino de conceitos geográficos. Compreende-se que é necessário buscar materiais didáticos e metodologias diferenciados para o ensino e o aprendizado. A aplicação de novos métodos tende a tornar esse processo mais eficiente e a utilização de jogos é altamente educativa e motivadora. É uma forma diferente e envolvente de compreensão do saber acadêmico para que este seja transformado em conhecimento, pois o(a) aluno(a) trabalha a teoria junto com a prática. Eles são importantes ferramentas pedagógicas, favorecendo a socialização, atenção e concentração dos educandos, neste caso particular, sobre a poluição atmosférica e seus efeitos danosos a vida na terra.

 

 


Palavras-chave


PIBID; aulas - jogos; poluição atmosférica.

Referências


REFERÊNCIAS

PINHEIRO, I de A, SANTOS, V. de S, RIBEIRO FILHO F. G. Brincar de Geografia: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Equador (UFPI), Vol.2, Nº 2, p. 25- 41 (Julho/Dezembro, 2013)

 

CUBA, M.A. Educação ambiental nas escolas. ECCOM, 2010.

 

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.

 

STEFENON, D.L; PACHECO W.T dos S. Conceitos, linguagem e formação do professor: a experiência PIBID no curso de Geografia da UNICENTRO. UNICENTRO, 2015.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.