Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
ATLETISMO PARAOLÍMPICO E A INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DO ESPORTE
Eduarda Soares Soares dos Anjos, Gláucia Andreza Kronbauer

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 202
Data: 13-11-2019 01:30  – 01:45
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Eduarda Soares dos Anjos, Educação Física, UNICENTRO, dudianjoos@gmail.com

Gláucia Andreza Kronbauer, Educação Física, UNICENTRO, glaucia.kronbauer@gmail.com

 

Resumo

 

A política de inclusão na rede de ensino regular tem como uma das medidas de integração valorizar a diversidade dos alunos (condições físicas, intelectuais, emocionais, sociais e outras), ou seja, perceber suas potencialidades e integrá-los ao cotidiano da escola, garantindo seu direito à educação. O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar as experiências de uma Pibidiana que atua na equipe de Atletismo Paraolímpico do colégio Antônio Xavier da Silveira, e sua relação com a inclusão escolar. O projeto de Atletismo Paraolímpico no Colégio Antonio Xavier da Silveira iniciou com um dos professores de Educação Física no ano de 2013. Desde a sua criação até o ano de 2018, passaram pelo projeto oito alunos. As atividades acontecem em três dias da semana no período da tarde, juntamente com os treinamentos da equipe de atletismo da escola. Os treinamentos intercalam exercícios de condicionamento físico e aspectos técnico-táticos das provas. Nos treinamentos para as provas é utilizada a cadeira específica para os atletas, além de cones, fita métrica, dardo, peso, disco e a pelota. Os alunos realizam series de lançamentos e arremessos, de acordo com a sua condição individual, e o objetivo é superar as marcas anteriores. Nestes dias eu auxilio o professor na orientação e coordenação dos gestos técnicos dos alunos, como ajustar braço e mãos, motivando e incentivando para amplificar a autoconfiança dos alunos. Também faço os registros das marcas alcançadas e organizo os equipamentos para cada novo lançamento ou arremesso. Os treinamentos físicos são realizados individualmente e em circuitos, como atividades como corrida (com ou sem cadeira de rodas) entre cones, pré flexão, exercícios abdominal, levantamento de peso e barra para fortalecimento dos braços. Nesses dias, eu auxilio na orientação dos movimentos e cuido para que, durante os exercícios com pesos/barra, os equipamentos não caiam. Os integrantes da equipe conquistaram diversas medalhas em competições regionais e nacionais. Relatam a importância do projeto para o seu reconhecimento na escola e como essas atividades contribuem para sua aprendizagem. A equipe pedagógica da escola afirma que participar do projeto de Atletismo Paraolímpico da escola colabora para a inclusão dos alunos no cotidiano da escola. A atuação junto a este projeto, como estagiária do PIBID, tem contribuído para minha formação como futura professora, no sentido de possibilitar a criação e a adaptação de atividades, de acordo com as singularidades de cada aluno. Além disso, me auxilia a compreender a inclusão como um processo integrado ao cotidiano escolar, que faz parte da rotina. Este trabalho possibilitou refletir sobre as práticas excludentes presentes em nossa sociedade e o papel dos professores e da escola em promover as práticas corporais e a produção de conhecimento sobre a cultura corporal do movimento no sentido de garantir o respeito às diversidades e às necessidades específicas de cada aluno.


Palavras-chave


Educação Física, Inclusão e Paraolimpíadas

Referências


CARNIEL, Franciele. A Educação Física na Educação Especial. Buenos Aires: Revista Digital, 2007.

OLIVEIRA, Ricardo; SILVA, Bernadete; BONFIM, Jailson. EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Mato Grosso: FACEM, 2017.

DUARTE, E.; LIMA, S. M. T. Atividade Física para Pessoas com Necessidades Especiais: Experiências e Intervenções Pedagógicas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S. A., 2003.



Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.