Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA PLICKERS COMO FERRAMENTA DE REVISÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Elber Godoy, Mariele Andrade de Mello, Silvio Vieira Carneiro Junior, Danislei Bertoni, Márcio Cristiano Dura Cavagnari

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019

Resumo


A formação e a prática do professor de Ciências estão em constante processo de mudança, assim como a sala de aula com alunos que vivenciam em suas experiências diárias, diferentes ferramentas tecnológicas. No cotidiano do ensino e aprendizagem em Ciências, novas ferramentas passam a integrar o trabalho do professor na sala de aula, maximizando práticas e propondo ao aluno as diferentes formas de envolvimento, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades e levando-os para um nível de interesse e interatividade por diversas áreas do conhecimento. O programa Residência Pedagógica permite aos acadêmicos a imersão no ambiente escolar, a fim de construir novas práticas educacionais e propiciar um ganho ao processo de ensino-aprendizagem, por meio intervenções pedagógicas, observações e interações com as dependências escolares. Para acadêmicos de Licenciatura, o programa possibilita que esses futuros profissionais do Ensino de Ciências um período de pesquisa e desenvolvimento do seu trabalho docente, tornando-os mais reflexivos e críticos no ambiente escolar e nos processos para a mudança da realidade escolar, tendo como ponto de partida as dificuldades, necessidades e novas ferramentas a serem inseridas neste ambiente para uma efetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm estimulado a interação e o aprendizado dos alunos, e o uso da plataforma Plickers em aulas de ciências propiciou o interesse dos mesmos pelo conteúdo abordado, bem como demonstrou um nível significativo de envolvimento e aprendizado. As ferramentas de TDIC agregadas às práticas docentes possibilitaram uma nova forma de identificar nas turmas quais as dificuldades dos alunos tanto no individual como no coletivo e assim passando a serem vistas como uma possibilidade notória no processo de construção do conhecimento. Assim, ferramentas como o Plickers contribuem com as metodologias adotadas pelo professor de ciências em sala de aula, fazendo com que seja possível esta interação e retorno da prática docente, por meio de um material de resposta mais rápido, com a análise do processo de ensino-aprendizagem. Contendo mais interações para que o aluno assim se interesse pelo processo educacional onde está inserido, apresentando uma melhora nas dificuldades apresentas por alguns alunos em determinadas áreas.


Palavras-chave


Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação; Ensino de Ciências; Metodologia de Ensino.

Referências


KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Autonomia e complexidade. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 77-127, 2006. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/176>. Acesso em: 20 jul. 2019.

REZENDE, Flavia. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciência, v. 2, n. 1, 70-87, mar. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v2n1/1983-2117-epec-2-01-00070.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2019.

SILVA, João Batista. O contributo das tecnologias digitais para o ensino híbrido: o rompimento das fronteiras espaço-temporais historicamente estabelecidas e suas implicações no ensino. ARTEFACTUM – Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 15, n. 2, 2017 Disponível em: <http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/1531>. Acesso em: 15 ago. 2019.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.