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A UTILIZAÇÃO DO CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL
##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
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Última alteração: 08-10-2019
Resumo
É da natureza humana a curiosidade e o questionamento sobre o que nos rodeia, o que fenômenos químicos, físicos e biológicos. onde o entender e compreender a ciência ainda é algo distante durante a caminhada discente na educação básica, no qual grande parte do desinteresse ou falta de incentivo as temáticas do campo das ciências da natureza é ocasionada pelo maçante e desestimulante conteúdo. Melo et al (2017, p. 5), afirma que o ensino de ciências geralmente apresenta conteúdos extensos e complexos, onde a memorização de nomes e conceitos é a prioridade, tornando o aluno menos motivado a aprender ciências. Contudo pode-se fugir um pouco desta realidade, usando estratégias que permitam ao discente vivenciar, discutir e refletir sobre novas experiências em sua caminhada escolar, proporcionando um processo de ensino aprendizagem significativo, que contribui com a ampliação de suas percepções dentro destas temáticas em sua realidade, no qual os estudantes precisam utilizar os conhecimentos científicos como instrumentos que ofereçam novos significados e percepções sobre o mundo, criando outras possibilidades de interação com a realidade (GIORDAN; VECHI, 1996). Nesse sentido, a questão que organiza esse relato é: qual a contribuição do clube de ciências na aprendizagem de ciências e na motivação em alunos de 8° e 9° anos da escola-campo do PIBID? A organização do clube de ciências ocorreu em dois momentos: pré-clube, primeiro a realização de um período de divulgação na escola, e no segundo momento, o período de inscrição. Nesse Momento, solicitou-se a produção de um pequeno texto justificando a motivação para participar do clube de ciências. O clube localiza-se em uma escola da rede municipal do município de Uruguaiana- RS, e é conduzido e organizado por um grupo de cinco bolsistas PIBID do curso de licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA campus Uruguaiana, junto com a professora de ciências dos anos finais responsável pelo grupo de bolsistas no Complexo de Educação Básica Marilia Sanchotene Felice e com coordenador do PIBID. Assim, esse relato objetiva descrever os efeitos e resultados do clube de ciências como estratégia de promover a aprendizagem de ciências da natureza neste contexto escolar. O foco das observações e análises deve assegurar a apreensão e utilização dos métodos científicos e familiarização dos discentes com conhecimentos vistos como difíceis de serem compreendidos, ao longo de sua caminhada escolar. Nos clubes, o objetivo é trabalhar de forma flexível e aberta, caminhando na direção de temas específicos, logo após o despertar da curiosidade dos estudantes e das questões que envolvem a comunidade onde participam (SANTOS, 2010). Os resultados imediatos após a construção, promoção e realização dos primeiros encontros do clube, é de que os alunos possuem uma grande curiosidade em compreender os processos físicos, químicos e biológicos ao seu redor, tendo o clube de ciências um papel de suma importância em sanar suas dúvidas no campo científico desde conceitos mais básicos aos mais complexos e imperceptíveis aos olhos destes alunos em seu cotidiano, buscando aprofundar e aperfeiçoar seus conhecimentos previamente adquiridos em sua caminhada discente.
Palavras-chave
Ensino de ciência; Promover; Alfabetização cientifica
Referências
GIORDAN, A.; VECCHI, G. de. As origens do saber: das concepções dos aprendentes às concepções científicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
MELO, A.C.A; ÁVILA, T.M; SANTOS,D.M.C. Utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Ciências: Um Relato de Caso. Ciência Atual, Rio de Janeiro, Volume 9, Nº 1. 2017. P. 02-14.
SANTOS, J. dos Estruturação e consolidação de Clubes de Ciências em escolas públicas do Litoral do Paraná. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Anais, out., 2010.
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