##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 13-10-2019
Resumo
É indiscutível como a sociedade e a família influenciam o indivíduo. Neste trabalho apresentaremos pontos sobre como as relações que os alunos possuem influenciam no seu desempenho na escola. Sabendo que o aprendizado não está presente exclusivamente em sala de aula, cada pessoa que interage com o aluno apresentará para ele novos conhecimentos, sejam eles, úteis ou não. Além disso, o sistema capitalista mostra-se como um grande influenciador nesse caso, já que é nitidamente visto a discrepância entre o ensino público e privado. Alunos com maior poder aquisitivo possuem oportunidades que vão para além das que são oferecidas aos estudantes mais pobres. Temos como objetivo compreender os alunos e não culpabilizar os mesmos sem primeiro, entender a realidade que eles vivem.
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, L.R., Wallon e a educação. In: MAHONEY, A.A.; ALMEIDA, L.R. (orgs.) Henri Wallon: psicologia e educação. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
AMAZONAS, M. C. L. A., et al. Arranjos familiares de crianças de camadas populares. Psicologia em Estudo, n. 8 (especial), 2003, p. 11-20.
BROOKE, N., SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Tradução de Viamundi Idiomas. Traduções de Cleusa Aguiar Brooke e Rômulo Monte-Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CAVALCANTE, L. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998.
DESSEN, M. A., POLONIA, A. C. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, n. 36, Jan./Apr., 2007, p. 21-32.
FERREIRA, M. C. T., MARTURANO, E. M. Ambiente familiar e os problemas de comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, n. 15, 2002, p. 35-44.
JARDIM, A. P. Relação entre Família e Escola: Proposta de Ação no Processo Ensino Aprendizagem. Presidente Prudente: Unoeste, 2006.
POLONIA, A. C., DESSEN, M. A. (2005). Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, 2005, p. 303-312.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.