Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES DO PIBID NA CONTRIBUIÇÃO DO APRENDIZADO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE CONTEÚDOS DE GENÉTICA DO ENSINO MÉDIO
Karol Heloise Passos, Bianca Cestaroli, Thais Larissa Bruschi

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019

Resumo


O presente trabalho discorre a aplicação de um jogo didático-pedagógico a respeito da Primeira Lei de Mendel em turmas de terceiro ano; apresentando o jogo e resultados obtidos, como meio de salientar a importância da utilização de meios pedagógicos educacionais. O desenvolvimento de um material didático que auxiliasse na melhor compreensão acerca dos conteúdos de genética aqui abordados se deu a pedido da supervisora dos discentes do PIBID Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza que, ao trabalhar o conteúdo em sala de aula, constatou que seus alunos estavam com dificuldades em assimilá-lo, visto a incidência de notas abaixo da média na avaliação. A clara empolgação e desenvoltura dos alunos bem como fatores que influenciam o aprendizado e o interesse dos mesmos são predito no decorrer do relato. Além de que, a metodologia nos traz que o desenvolvimento do jogo exigiu pouco tempo e apresentou baixo custo,  e também, vem a apresentar poucos passos e regras, tornando-o viável e simples.


Palavras-chave


Ensino de Biologia; Genética; Recursos pedagógicos

Referências


CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELICIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48, 2003. Disponível em: <http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2019.

CAPES. Edital nº7 de 01 de março de 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-7-2018-PIBID.pdf>. Acesso em 28 jul. 2019.

FALKEMBACH, G. A. M. O lúdico e os jogos educacionais. In: CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS. Disponível em: <http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf> Acesso em: 24/08/2019.

MELO, A. C. A.; ÁVILA, T. M.; SANTOS, D. M. C. Utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências: um relato de caso. Revista Ciência Atual. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 05-14, 2017. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/cafsj/index.php/cafsj/article/view/170/145> Acesso em: 29 jul. 2019.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.