Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Ingrid Sophia Dalcin de Godoi, Maria Eduarda Müller

##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019

Resumo


A Consciência Fonológica (CF) é a capacidade do sujeito de refletir sobre a estrutura da língua e de reconhecer que uma frase pode ser segmentada em palavras, palavras em sílabas e sílabas em fonemas, e que estes podem ser manipulados e constituir diversas e distintas palavras, além de ser fundamental para a alfabetização. O seu não desenvolvimento acarretam grandes dificuldades nos alunos, sendo a leitura e escrita uma delas, assim como observado no decorrer do programa Residência Pedagógica (RP), considerado o principal motivo pelo qual surgiu o interesse pela temática. Este trabalho possui como finalidade apresentar considerações acerca da consciência fonológica, enfatizando sua influência e necessidade durante o processo de alfabetização do sujeito. Diante disso, objetiva-se compreender de que maneira ela se desenvolve e como pode ser estimulada em sala de aula, por meio de atividades específicas que deveriam ser aplicadas, pensadas e planejadas pelos professores. Além disso, será exposto, de forma sucinta, o Programa Residência Pedagógica. Desse modo, nesse trabalho será apresentado a definição de consciência fonológica, a maneira que pode ser estimulada e exemplos de atividades que podem ser aplicadas e trabalhadas em sala de aula. Trata-se de um estudo teórico de caráter bibliográfico, pois para sua elaboração foram utilizados, como fonte de coleta de dados, artigos sobre o assunto. Sendo assim, foram apresentadas as atividades adequadas e após as vivências e estudos, observou-se a grande dificuldade dos professores em aplicar as atividades direcionadas, com o intuito de desenvolver a consciência fonológica e, consequentemente, a leitura e escrita.

 


Palavras-chave


Alfabetização; Residência Pedagógica; Consciência Fonológica; Recursos Pedagógicos.

Referências


ALMEIDA, G. R de. Consciência Fonológica no Processo de Aquisição da Leitura e da Escrita. 2018. 152p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia.

 

BASSO, Fabiana Puntel; BOLZAN, Dóris Pires Vargas. Consciência Fonológica: relações entre oralidade e escrita. In: UNIrevista (UNISINOS), v. 1, p. 12-24, 2005.

 

BIGOCHINSKI, Elenita; ECKSTEIN, Manuela Pires Weissböck. A Importância do Trabalho com a Consciência Fonológica para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita. In: Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, junho. 2016.

 

BRASIL. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 38/2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Brasília, 2018. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2019.

 

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; DIAS, Natália Martins; MONTIEL, José Maria. Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar. In: Psico-USF, Itatiba, vol. 12, n. 1, jan. 2007.

 

DANTAS, Jaciara de Lira; OLIVEIRA, Arineyde Maria D’ Almeida Alves de. Consciência Fonológica e Hipóteses de Escrita: um estudo piloto. In: IV Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa.

 

ETTORE, Bruna; MANGUEIRA, Ana Soraya Campos; DIAS, Bianca Deschamps Gonçalves. Relação entre Consciência Fonológica e os Níveis de Escrita de Escolares da 1ª série do Ensino Fundamental de Escola Pública do Município de Porto Real – RJ. In: Rev CEFAC, São Paul, v. 10, n. 2, p. 149-157, abr-jun. 2008.

 

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

 

LEITE, Rita de Cássia Duarte; BRITO, Larissa Regina Martins de; REIS, Vanessa de Oliveira. Consciência Fonológica e Fatores Associados em Crianças no Início da Alfabetização. In: Revista Psicopedagogia, v. 35, 2018.

 

LOPES, Flávia. O Desenvolvimento da Consciência Fonológica e sua Importância para o Processo de Alfabetização. In: Psicologia Escolar Educacional. v. 8, 3, p.241-243, 2004.

 

SILVA, Bianca Campos da; LORENZON, Mateus; BUBLITZ, Grasiela Kieling. “Ele não Escreve nem Lê”: Análise da Consciência Fonológica em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Revista Destaques Acadêmicos, CCHS/ UNIVATES, v. 7, n. 2, p. 42-49, 2015.

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.