Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
MODELOS DIDÁTICOS: UMA METODOLOGIA POTENCIALIZADORA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Bruna Schweinberger, Tailine Penedo Batista, Laura Souza Flores, Eliane Gonçalves dos Santos

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 202
Data: 13-11-2019 12:45  – 01:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Utilizar novas metodologias no ensino é essencial para sistematização dos conceitos. Nessa perspectiva, o uso de modelos didáticos ganha destaque, por apresentar um potencial de facilitador da compreensão, sendo também uma ferramenta que auxilia o professor no seu papel como mediador. O presente trabalho é um relato de experiência sobre uma aula em que foi realizado a construção de um modelo didático referente a formação do solo, tendo como objetivo reforçar a aprendizagem sobre o conteúdo. A aula foi desenvolvida durante atuação em docência das referidas autoras no programa Residência Pedagógica - Multidisciplinar (RPM). A construção do modelo ocorreu com uma turma de sexto ano de uma Escola Pública. Para o desenvolvimento da atividade foi utilizado uma garrafa pet e diferentes materiais (pedras, solo), dispostos em 5 camadas. A partir do desenvolvimento da atividade se identificou a interação e motivação dos alunos, a compreensão do conteúdo que estava sendo ministrado, evidenciando assim a importância de aliar a teoria e a prática. Destacamos aqui que a construção do modelo didático para trabalhar sobre a formação do solo foi uma atividade bastante enriquecedora e garantiu resultados positivos, sendo possível a partir dela relacionar conceitos e entender o conteúdo de forma mais significante

Palavras-chave


Estratégia didática; ensino e aprendizagem; solo; formação de professores

Referências


AMARAL, J. A. et al. Construção e avaliação de modelos didáticos destinados ao ensino aprendizagem de biologia. In: V CONNEPI-2010. 2010.

AMORIM, A.S. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio. 2013. 49f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Aberta do Brasil, Centro de Ciências e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Ceará, 2013.

CAVALCANTE, D. D; SILVA, A. de F. A. Modelos didáticos e professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentações. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba, UFPR, Julho de 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0519-1.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2019.

 

JUSTINA, L.A.D. Ensino de genética e história de conceitos relativos à hereditariedade. 2001. 145f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) UFSC, Florianópolis, 2001.

 

JUSTINA L. D. A; FERLA M. R. A utilização de modelos didáticos no ensino de Genética – exemplo de representação de compactação do DNA eucarioto. Arquivos do Mudi, Maringá, v. 10, n. 2, p. 35-40, 2006.

 

KRASILCHIK, M. Práticas do ensino de biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.

 

MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F.; SANTOS, M. P. F.; FERRAZ, C. S. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra, João Pessoa, v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: < http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/3matos.pdf>. Acesso em: 17 jul.2019.

 

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inovação Formação. Rev. Núcleo de Educação à Distância da Unesp, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. Disponível em: < https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167>. Acesso: 20 ago. 2019.

 

ORLANDO, T.C. et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por graduandos de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, v. 10, p. p.1-17, 2009

 

PAZ, A. M. et al., Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, n. 2, p.133-146, dez. 2006. Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129516277005>. Acesso em: 20 ago. 2019.

 

SETÚVAL, F.A.R., BEJERANO, N.R.R. Os modelos didáticos com conteúdos de Genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de ciências e biologia. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.

 

SOARES, M. C. Uma proposta de trabalho interdisciplinar empregando os temas geradores alimentação e obesidade. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

 

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XII Semana de Pedagogia da UEM, Maringá, 2007. Arq. Mudi. Periódicos. Disponível em: <http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/ artigos/019.df>. Acesso em: 21 ago. 2019.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.