##manager.scheduler.building##: Pavilhão do SEPT UFPR
##manager.scheduler.room##: Pavilhão
Última alteração: 08-10-2019
Resumo
INTRODUÇÃO: as brincadeiras, os jogos ou outras formas de atividade lúdica mostraram-se como valiosos recursos a serem utilizados na residência pedagógica com finalidade de incentivar o ensino na matemática. São atividades que servem para fomentar a compreensão, o interesse e a motivação dos alunos do ensino fundamental para o tema, além de estimular o convívio social, o cumprimento de regras, a competição saudável, o raciocínio lógico e rápido dos alunos. A utilização de jogos e brincadeiras no ensino da matemática constitui-se em uma prática importante e deve ser incrementada, pois viabiliza o ensino-aprendizagem de uma maneira divertida, por vezes descontraída aliada ao desenvolvimento do pensamento matemático. OBJETIVOS: utilizar atividade lúdica, no programa residência pedagógica, como estratégia metodológica, para o ensino e aprendizagem da matemática, no ensino fundamental. METODOLOGIA: utilizou-se durante as atividades de regência a cartela numérica, mãozinhas de contar, o Tangran para o ensino das formas geométricas, a gincana matemática para as operações de adição e subtração, a centopeia numérica para ordenação dos números nas respectivas ordens crescente e decrescente. As atividades utilizaram materiais reciclados, tampinhas de garrafas de várias formas, cores e tamanhos, garrafas recicláveis, papéis reciclados e espaços livres. RESULTADOS: os alunos realizaram a atividade com interesse e motivação e demonstraram, por meio da resolução das operações, que compreenderam o conteúdo trabalhado, engajamento, participação na atividade, espírito de equipe, além da aprendizagem do conteúdo matemático proposto. CONCLUSÃO: a utilização de um recurso metodológico lúdico se mostra extremamente valioso no ensino da matemática. Promove interação, rapidez, grande interesse por parte dos alunos além de possibilitar momentos de aprendizagem significativa repleta de sentido e alegria na sua execução. A experiência mostrou que, de forma lúdica, os alunos foram capazes de resolver operações matemáticas com atenção e interesse.