Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

Tamanho da fonte: 
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E OS CUIDADOS COM O SOLO NO ENSINO FUNDAMENTALSENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL E OS CUIDADOS COM O SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Julia Dias da Silva, Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Shana i Caleffi Denard

##manager.scheduler.building##: Setor de Sociais Aplicadas
##manager.scheduler.room##: 206
Data: 12-11-2019 04:45  – 05:00
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


O presente trabalho, foi pensado de forma que fosse possível aproximais mais os alunos do Ensino Fundamental aos conhecimentos básicos sobre o solo. O trabalho foi realizado em uma turma de sexto ano, em um colégio público situado no município de Dois Vizinhos, PR. O trabalho foi dividido em quatro momentos. Inicialmente foi aplicado um pré-teste, para analisar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto, em seguida foi feita a apresentação da parte teórica com ênfase no assunto “Solo”. Após, deu-se início a produção de um boneco ecológico, de modo, que favoreça uma maior assimilação do conteúdo pelos alunos participantes. Em seguida houve a aplicação de um pós-teste para que fosse possível fazer uma análise do conhecimento adquirido pelos alunos. Como resultado obtivemos que na aplicação do pré-teste, a maioria dos alunos não tiveram êxito ao responder as questões propostas, já ao contrário do pós-teste, que a grande parte dos alunos envolvidos complementaram com boas respostas as questões. concluir com sua consideração final.


Palavras-chave


Ensino; Agroecologia; Natureza

Referências


ARSHAD, M. A.; MARTIN, S. Identifying critical limits for soil quality indicators in agroe-ecosystems. Agriculture, Ecosystems and Environment, Amsterdam, v. 88, p. 153-160, 2002.

 

BECKE, Elsbeth Léia Spode. Solo e Ensino. Vidya, Santa Maria, v. 25, n. 2, p.73-80, dez. 2007

 

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Apresentação de temas transversais e ética. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental/MEC, 1997.

 

CARVALHO, I.C.M. Qual educação ambiental?: Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p.43-51, abr./jul. 2001. Quadrimestral. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano2_n2/revista_agroecologia_ano 2_num2_parte11_artigo.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2015.

 

DINIZ, A. A.; BATISTA, R. B.; SANTOS, R. F. dos. Popularização da taxonomia de solo: vocabulário mínimo e aspectos sócio-econômicos no contexto do ensino fundamental, em são miguel, esperança (PB). XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Londrina, p.309-316, fev. 2005.

 

FALCÃO, Cleire Lima da Costa; FALCÃO SOBRINHO, José. A utilização de recursos didáticos como auxiliares no processo de aprendizagem do solo. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 16, n. 1, p.19-28, 2014.

 

GEWANDSZNAJDER, F. Ciências: Vida na Terra. 2. ed. São Paulo: Ática, 2015. 296 p. (Projeto Teláris).

 

MARQUES, Carlos Alberto et al. Visões de meio ambiente e suas implicações pedagógicas no ensino de química. Quim. Nova, Florianópolis, v. 30, n. 8, p.2043-2052, nov. 2007.

 

MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, São Luís de Montes Belos, v. 4, n. 1, p.1-17, set. 2011.

 

MEHL, Mauro Luiz; LEWANDOWSKI, Hilário. Agroecologia como tema propulsor para trabalhar conteúdos de ciências de forma dinâmica e significativa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Governo do Paraná - Secretaria do Estado, Curitiba, p.1-20, 2016. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_cien_unicentro_mauroluizmehl.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2019.

 

MUGGLER, Cristine Carole; PINTO SOBRINHO, Fábio de Araújo; MACHADO, Vinícius Azevedo. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v. 30, n. 4, p.733-740, ago. 2006.

 

OLIVEIRA, Cleide Leonice da Cruz. Práticas Ecológicas na escola: educando para a promoção da saúde e preservação do meio ambiente. 2012. 36 f. Monografia (Especialização) - Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.